VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE APARÊNCIA DE MANUAIS DE INTERVENÇÃO MOTORA PARA RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO HOSPITALIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i3.2024-11371

Palavras-chave:

Recém-nascido Prematuro, Atividade Motora, Estudo de Validação, Educação em Saúde, Intervenção Educacional Precoce

Resumo

Descrever o processo de adaptação transcultural e validação semântica, de aparência e conteúdo dos manuais do Programa de Educação do “The Norwegian Physiotherapy Study in Preterm Infants” para o português do Brasil. Estudo metodológico de validação de dois materiais infográficos educativos: um para fisioterapeutas e outro para mães de prematuros hospitalizados, visando a estimulação motora precoce dessas crianças. O manual original foi disponibilizado na forma de texto, sem as figuras originais. As imagens para essa validação foram obtidas por fotógrafo profissional. Para análise do consenso semântico, de conteúdo e de aparência, empregou-se a técnica Delphi. Dividiram-se os avaliadores em três grupos: mães de prematuros, fisioterapeutas da área de neonatologia e profissionais experts em produção de manuais educativos em saúde. Calculou-se o índice da validade de conteúdo. O grupo de mães concordou em 100% com o texto e fotografias das atividades motoras. O índice do grupo dos fisioterapeutas foi de 100% para conteúdo e aparência. Os profissionais em tecnologia em saúde apresentaram índice de 80% para o requisito aparência e 80% em semântica. A versão brasileira dos manuais, apresentou concordância no processo de validação semântica, de conteúdo e de aparência, tanto para mães quanto para fisioterapeutas.

Biografia do Autor

Aneline Maria Ruedell, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do oeste do Paraná – Unioeste.

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo.

Cláudia Silveira Viera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

RUEDELL, Aneline Maria; CARVALHO, Ariana Rodrigues da Silva; VIERA, Cláudia Silveira. VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE APARÊNCIA DE MANUAIS DE INTERVENÇÃO MOTORA PARA RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO HOSPITALIZADOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 589–607, 2024. DOI: 10.25110/arqsaude.v28i3.2024-11371. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/11371. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

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Artigos