VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE APARÊNCIA DE MANUAIS DE INTERVENÇÃO MOTORA PARA RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO HOSPITALIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i3.2024-11371Palavras-chave:
Recém-nascido Prematuro, Atividade Motora, Estudo de Validação, Educação em Saúde, Intervenção Educacional PrecoceResumo
Descrever o processo de adaptação transcultural e validação semântica, de aparência e conteúdo dos manuais do Programa de Educação do “The Norwegian Physiotherapy Study in Preterm Infants” para o português do Brasil. Estudo metodológico de validação de dois materiais infográficos educativos: um para fisioterapeutas e outro para mães de prematuros hospitalizados, visando a estimulação motora precoce dessas crianças. O manual original foi disponibilizado na forma de texto, sem as figuras originais. As imagens para essa validação foram obtidas por fotógrafo profissional. Para análise do consenso semântico, de conteúdo e de aparência, empregou-se a técnica Delphi. Dividiram-se os avaliadores em três grupos: mães de prematuros, fisioterapeutas da área de neonatologia e profissionais experts em produção de manuais educativos em saúde. Calculou-se o índice da validade de conteúdo. O grupo de mães concordou em 100% com o texto e fotografias das atividades motoras. O índice do grupo dos fisioterapeutas foi de 100% para conteúdo e aparência. Os profissionais em tecnologia em saúde apresentaram índice de 80% para o requisito aparência e 80% em semântica. A versão brasileira dos manuais, apresentou concordância no processo de validação semântica, de conteúdo e de aparência, tanto para mães quanto para fisioterapeutas.
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