Dados Anatômicos Sobre O Canal E Forame Incisivos De Crânios Humanos Dentados E Desdentados
Resumo
A localização e morfologia do forame incisivo podem sofrer alterações em função da extração dos dentes. O objetivo deste trabalho foi verificar a localização do canal incisivo e do forame incisivo em crânios dentados e em desdentados. Utilizou-se 100 crânios de humanos de ambos os sexos, sem levar em consideração a raça. Destes 100 crânios, 50 eram dentados e 50 desdentados. Para verificar a localização do canal incisivo, introduziu-se um fio de níquel cromo através do forame incisivo, situado na fossa incisiva. Mensurou-se a distância entre o local da fossa incisiva e o ponto interdentário superior, nos crânios dentados e da fossa incisiva até o rebordo alveolar residual nos crânios desdentados. Em 69 crânios abertura nasal do canal incisivo, ocorreu, em ambos os antímeros; em 11 crânios, foi visualizado uma única abertura nasal do canal incisivo em apenas um dos antímeros; em 14 casos, apresentou abertura no plano mediano e em 5 crânios, não foi possível, macroscopicamente, verificar a abertura do canal incisivo. Quanto à formação do forame incisivo, notamos que em 93 crânios, o mesmo foi formado através da junção dos 2 canais incisivos, sendo que em 1 crânio foi formado pela junção de 3 canais incisivos. Em todos esses casos, o forame incisivo foi localizado na junção dos processos palatinos da maxila, no plano mediano. Em 2 crânios, os forames incisivos, abriram-se no processo palatino da maxila, em ambos os antímeros; em 4 não foi possível observar macroscópicamente, o forame incisivo. Através da análise realizada observamos variação anatômica quanto a morfologia e localização do canal e forame incisivos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.