INTERPROFISSIONALIDADE NOS CURRÍCULOS: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i1.2025-11295Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Formação em Saúde, Universidade, Educação Baseada em CompetênciasResumo
Este estudo buscou analisar a inserção da interprofissionalidade nos currículos dos cursos de saúde de uma instituição pública de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, utilizando-se as Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes e os Projetos Pedagógicos dos cursos de saúde da universidade, participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde Interprofissionalidade. Os dados foram processados pelo software Iramuteq e tratados a partir de análise de conteúdo. A análise dos Projetos Pedagógicos revelou limitados aspectos relativos às competências interprofissionais, devido à ausência de referências a esses elementos e que, ainda que as Diretrizes Curriculares Nacionais apresentem elementos da Educação Interprofissional, estes não têm sido operacionalizados nos Projetos Pedagógicos e consequentemente, nos currículos. Considera-se, assim, a necessidade de atualização dos currículos com base nos elementos da interprofissionalidade, destacando a importância das competências comuns.
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