O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas
Resumo
O presente trabalho é pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, explicativa, através de um estudo de caso da disciplina de anatomia humana para os alunos do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Goiás, objetivando avaliar a adequação do ensino para o profissional médico. Recolhemos literatura, buscamos documentos e entrevistamos professores antigos e atuais. Os entrevistados se pronunciaram quanto à profundidade, extensão e adequação do ensino, a evolução ao longo do tempo e nas mudanças ocorridas nos cursos práticos e teóricos, a forma de abordar o programa. No desenvolvimento do trabalho foram evidenciados os problemas ocorridos com a implantação do ciclo básico nas Instituições de Ensino Superior, problemas didático-pedagógicos, além de ter sido notada uma falta de objetividade no direcionamento do conteúdo para o curso de medicina, onde prática e teoria devem ter maior integração e direcionamento para a aplicação profissional. Com relação às perspectivas futuras embora o corpo docente tenha melhorado a sua qualificação e a unidade de ensino esteja melhor equipada, isto ainda não refletiu, até o momento, na qualidade do curso de graduação, e será necessário avançar na proposta pedagógica, adequando-à a atual realidade de mercado.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.