DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MÓVEL DE APOIO AO ENSINO DE INFECTOLOGIA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO EM FORTALEZA/CE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10923Palavras-chave:
Ensino Médico. Aplicativos Móveis. InfectologiaResumo
O rápido avanço tecnológico na área da saúde tem impacto relevante e positivo na educação médica. O amplo uso de recursos digitais teve crescimento com a pandemia de Covid-19 e impulsionou a disponibilidade de novas formas de desenvolver o ensino por meio de plataformas digitais, para o ensino híbrido e EaD. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar uma plataforma móvel de suporte educacional em Infectologia para graduação em Medicina. Foi avaliada a aplicabilidade e usabilidade do sistema, o seu impacto na facilitação do ensino e o grau de satisfação do usuário com a nova ferramenta. Trata-se de um estudo quantitativo, experimental, descritivo, em que a plataforma desenvolvida foi avaliada por 42 estudantes de Medicina do quarto semestre do Centro Universitário Christus (Unichristus), por meio de questionários, visando estimar a repercussão nos diferentes cenários educacionais e o grau de satisfação com esse instrumento. Quanto à sua eficácia, foi aplicada a Escala de Usabilidade de Sistema (System Usabillity Scale - SUS). Como resultado, foi analisado que a plataforma apresentou o escore SUS de 84,64, com desvio-padrão de 13,8, sendo evidenciada uma correlação de Spearman estatisticamente significativa (p<0,05). Conclui-se que a plataforma móvel em infectologia é uma ferramenta com boa aceitabilidade e facilidade na utilização, permitindo uma alternativa de abordagem eficaz de ensino na graduação de medicina.
Referências
BANGOR, A.; KORTUM, P.; MILLER, J. Determining what individual SUS scores mean: Adding an adjective rating scale. Journal of usability studies, v. 4, n. 3, p. 114-123, 2009.
BROOKE, J. SUS: Uma escala de usabilidade rápida e suja. Avaliação de Usabilidade. 1995; 189:11-30.
BUCK, G. H. Development of simulators in medical education. Gesnerus, v. 48. 1991. p. 17-28.
CERVANTES, J. “The Future of Infectious Diseases Education.” Medical science educator vol. 30, 4 1783-1785. 13 Jul. 2020, doi:10.1007/s40670-020-01023-x
CORDATO, D. J. et al. Health Research and Education during and after the Covid-19 Pandemic: An Australian Clinician and Researcher Perspective. Diagnostics, v. 13, n. 2, p. 289, 2023.
DAWD, S. “The Promise of E-Platform Technology in Medical Education.” Ethiopian journal of health sciences vol. 26,2 (2016): 171-6. doi:10.4314/ejhs.v26i2.11
DOMINGUEZ, I.; ZUMWALT, A. C. Integrating the basic sciences in medical curricula: focus on the basic scientists. Advances in Physiology Education, 2020 44:2, 119-123
FARIA, A. L. et al. OSCE 3D: uma ferramenta virtual de avaliação de habilidades clínicas para tempos de pandemia de coronavírus. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021.
FRANÇA JUNIOR, R. R. de; MAKNAMARA, M. A literatura sobre metodologias ativas em educação médica no Brasil: notas para uma reflexão crítica. Trabalho, educação e saúde, v. 17, 2019.
FRONTEIRA, I. Estudos observacionais na era da medicina baseada na evidência: breve revisão sobre a sua relevância, taxonomia e desenhos. Acta Médica Portuguesa, v. 26, n. 2, p. 161-170, 2013.
GERMANI, A. C. C. G. et al. O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em experiências de pós-graduação sobre promoção da saúde no Brasil e na Costa Rica. Revista de Medicina, v. 92, n. 2, p. 97-103, 2013.
GUILARDE, A. O.; MENDES, A. V.; DA SILVA NETO, L. A. USO DE TEAM BASED LEARNING (TBL) NO ENSINO DE ANTIMICROBIANOS. The Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 26, p. 102097, 2022.
HÄGGLUND, M.; SCANDURRA, I. User evaluation of the swedish patient accessible electronic health record: system usability scale. JMIR human factors, v. 8, n. 3, p. e24927, 2021.
HENRIQUES, B. L. et al. Four Corners: an educational strategy for learning infectious diseases in medical school. Revista Brasileira de Educação Médica, 45 (3): e142, 2021.
JUNGES, V. C.; BUTTENBENDER, C. A.; BONATO, S.; DE LIMA, L. C. S.; CALDAS, D. M. (2023). Sala de aula invertida e gamificação como ferramentas para a melhoria da aprendizagem matemática. Redin (Revista Educacional Interdisciplinar), Taquara/RS, FACCAT, v.12, n.2, p.54-73, 2023
KORTUM, P. T.; BANGOR, A. Usability ratings for everyday products measured with the system usability scale. International Journal of Human-Computer Interaction, v. 29, n. 2, p. 67-76, 2013.
KUMAR, A.; SARKAR, M.; DAVIS, E. et al. Impact of the Covid-19 pandemic on teaching and learning in health professional education: a mixed methods study protocol. BMC Med Educ. 21, 439 (2021). https://doi.org/10.1186/s12909-021-02871-w
MACHADO, L. D. S. et al. Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, 2018.
MAGALHÃES, A. J. de A. et al. O ensino da anamnese assistido por tecnologias digitais durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.
MARKOWITZ, R. I.; REID, J. R. Teaching and learning in the millennial age. Pediatric Radiology, v. 48, p. 1377-1380, 2018.
MORAN, J.; BRISCOE, G.; PEGLOW, S. Current technology in advancing medical education: perspectives for learning and providing care. Academic psychiatry, v. 42, p. 796-799, 2018.
NASCIMENTO, I. G. B.; DE SOUSA BEZERRA, A. F. Tecnologias digitais e metodologias ativas (TDMA) no ensino do processamento e análise de imagens de interesse médico–relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 38340-38346, 2021.
OWEN, H. Early use of simulation in medical education. Simulation in healthcare, v. 7, n. 2, p. 102-116, 2012.
PEARS, M. et al. Role of immersive technologies in healthcare education during the Covid-19 epidemic. Scottish Medical Journal, v. 65, n. 4, p. 112-119, 2020.
ROSE, S. Medical student education in the time of Covid-19. Jama, v. 323, n. 21, p. 2131-2132, 2020.
SCHMITZ, E. X. da S. et al. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016.
SILVA, A. X. G. et al. Experiência de desenvolvimento e uso de uma ferramenta digital para o ensino das Ciências Morfológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 67-80, 2012.
SILVA, D. S. M. da. et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, p. e058, 2022.
SIMÃO, J. P. S. et al. Utilização de experimentação remota móvel no ensino médio. RENOTE, v. 11, n. 1, 2013.
SKOCHELAK, S. E.; STACK, S. J. Criando as escolas médicas do futuro. Medicina Acadêmica, v. 92, n. 1, pág. 16-19, 2017.
VILAR, G. et al. Processos Colaborativos e Tecnologias da Informação Aplicados ao Ensino de Medicina. Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 2, n. 7, 2010.
WEI, Y. Enhancing Teacher–Student Interaction and Students' Engagement in a Flipped Translation Classroom. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 764370, 2021.
ZBICK, J. et al. A web-based framework to design and deploy mobile learning activities: Evaluating its usability, learnability and acceptance. In: 2015 IEEE 15th international conference on advanced learning technologies. IEEE, 2015. p. 88-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.