PSICOEDUCAÇÃO EM CONTEXTOS DE SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10906

Palavras-chave:

Promoção da saúde; Educação em Saúde; Saúde mental.

Resumo

As intervenções psicoeducativas são amplamente utilizadas como forma de promoção da saúde mental, demonstrando efeitos positivos na vida do sujeito frente ao seu adoecimento. Este estudo teve como objetivo investigar o uso da psicoeducação em contextos de saúde mental, por meio de uma revisão sistemática da literatura, a fim de apresentar sua aplicabilidade. Para tal, realizou-se o levantamento de estudos publicados no período de 2016 a 2021, sobre psicoeducação e educação em saúde mental, nas bases de dados Scielo, PePSIC, PubMED e Google Acadêmico. A estratégia de busca eletrônica identificou 15 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Em geral, os estudos enfocaram os efeitos das práticas psicoeducativas em indivíduos com Esquizofrenia (n=3); Ansiedade (n=2); Transtorno bipolar (n=2); Depressão pós-parto (n=2); Depressão (n=1); Transtorno obsessivo-compulsivo (n=1); Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (n=1); e estudos com famílias (n=3). Os estudos demonstraram a usabilidade e aplicabilidade das atividades psicoeducativas em intervenções grupais e individuais, obtendo-se resultados positivos na saúde mental dos participantes. Conclui-se que deve ser dada continuidade nas investigações sobre programas de psicoeducação em contextos de saúde mental, pois são notáveis os seus benefícios para o bem-estar e qualidade de vida do sujeito em sofrimento psíquico e sua família.

Referências

ABAZARNEJAD, T. et al. Effectiveness of psycho-educational counseling on anxiety in preeclampsia. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 41, n. 3, p. 276-282, jul. 2019.

BERETA, T. et al. Formação em psicologia e qualidade de vida: discussões sobre a promoção da saúde mental dos universitários. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 5243–5264, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10509. Acesso em: 4 abr. 2024.

BRAZÃO, Isilda. A psicoeducação no controle da ansiedade na mulher com câncer de mama: proposta de intervenções especializadas em enfermagem. Porto Alegre, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica) - Universidade de Évora.

BRÖMS, G.; CAHLING, L.; BERNTSSON, A.; ÖHRMALM, L. Psychoeducation and motivational interviewing to reduce relapses and increase patients' involvement in antipsychotic treatment: interventional study. BJPsych bulletin, v. 44, n. 6, p. 265–268, 2020. DOI: 10.1192/bjb.2020.28.

CAMPOS, C. Psicoeducação em Saúde Mental na comunidade: um estudo de caso. Lisboa, 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem - Área de Especialização de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria) – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

CARVALHO, A. Efeitos da psicoeducação na qualidade de vida de pacientes com esquizofrenia. Pelotas, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Psicologia) - Universidade Federal de Pelotas.

CASAÑAS, R. et al. Effectiveness of a psychoeducation group intervention conducted by primary healthcare nurses in patients with depression and physical comorbidity: study protocol for a randomized, controlled trial. BMC Health Services Research, v. 19, n. 1, p. 427, 2019. DOI: 10.1186/s12913-019-4198-7.

CHAN, K. L. et al. Using Smartphone-Based Psychoeducation to Reduce Postnatal Depression Among First-Time Mothers: Randomized Controlled Trial. JMIR mHealth and uHealth, v. 7, n. 5, e12794, 2019. DOI: 10.2196/12794.

CUEVAS-CANCINO, J. J. et al. Efecto de la psicoeducación en el afrontamiento y adaptación al rol de cuidador familiar del adulto mayor. Enfermería Universitaria, Ciudad de México, v. 16, n. 4, p. 390-401, dic. 2019. DOI: https://doi.org/10.22201/eneo.23958421e.2019.4.585.

IVEZIĆ, S. Š.; SESAR, M. A.; MUŽINIĆ, L. Effects of a Group Psychoeducation Program on Self-Stigma, Empowerment and Perceived Discrimination of Persons with Schizophrenia. Psychiatria Danubina, v. 29, n. 1, p. 66-73, 2017.

JOAS, E. et al. Psychoeducation for bipolar disorder and risk of recurrence and hospitalization - a within-individual analysis using registry data. Psychological Medicine, v. 50, n. 6, p. 1043–1049, 2020. DOI: 10.1017/S0033291719001053.

LEMES, C.; NETO, J. Aplicações da psicoeducação no contexto da saúde. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 1, p. 17-28, mar. 2017. DOI: 10.9788/TP2017.1-02.

MAIA, R.; ARAÚJO, T.; MAIA, E. Aplicação da psicoeducaçao na saúde: revisão integrativa. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 20, n. 2, p. 53-63, 2018.

O'DONOGHUE, E. et al. Balancing ACT: evaluating the effectiveness of psychoeducation and Acceptance and Commitment Therapy (ACT) groups for people with bipolar disorder: study protocol for pilot randomised controlled trial. Trials, v. 19, n. 1, p. 436, 2018. DOI: 10.1186/s13063-018-2789-y.

OLIVEIRA, C.; GARCIA, A. Psicoeducação do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: O Que, Como e Para Quem Informar?. Trends in Psychology [online]. 2018, v. 26, n. 1, pp. 243-261. DOI: 10.9788/TP2018.1-10Pt

OLIVEIRA, M.; BENINCA, C. Intervenção de psicoeducação com cuidadores familiares de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Rev. SBPH, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 149-159, dez. 2020.

OLIVEIRA, C.; TEIXEIRA, M.; DIAS, A. Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 20, n. 2, p. 281-292, ago. 2018.

PIMENTEL, M.; SIQUARA, G. A utilização da psicoeducação no tratamento de pacientes com transtorno bipolar: uma revisao sistemática: The use of psychoeducation in the treatment of patients with bipolar disorder: a systematic review. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 19, n. 1, p. 43-54, 2017.

POWELL, L. A. et al. Psychoeducation Intervention Effectiveness to Improve Social Skills in Young People with ADHD: A Meta-Analysis. J Atten Disord, [S.l.], v. 26, n. 3, p. 340, 1 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1087054721997553.

RENNER, A et al., Intervenção para mães com depressão pós-parto: protocolos de psicoeducação e treino para reconhecimento de emoção. Psicologia: Pesquisa e Prática, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 1-19, jun. 2021.

SELASKOWSKI, B. et al. Smartphone-assisted psychoeducation in adult attention-deficit/hyperactivity disorder: A randomized controlled trial. Psychiatry Res, [S.l.], v. 317, n. 114802, 1 nov. 2022. (DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2022.114802.

SIEGMUND, G.; NONOHAY, R.; GAUER, G. Ensaio de usabilidade de uma intervenção psicoeducacional computadorizada sobre transtorno obsessivo-compulsivo. Temas Psicológicos, Ribeirão Preto, v. 24, n. 1, p. 261-276, mar. 2016. DOI: 10.9788/TP2016.1-18.

TVEITEN, S. Empowerment and Health Promotion in Hospitals. In: HAUGAN, G. et al. Health Promotion in Health Care – Vital Theories and Research. Springer, 2021. p. 159-170.

VILAR, T. et al. A psicoeducação na adesão terapêutica em utentes com esquizofrenia: Uma scoping review. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. spe7, p. 103-108, out. 2020. DOI: 10.19131/rpesm.0254.

YANAGIDA, N.; UCHINO, T.; UCHIMURA, N. The Effects of Psychoeducation on Long-term Inpatients with Schizophrenia and Schizoaffective Disorder. The Kurume medical journal, v. 63, n. 3.4, p. 61-67, 2017. DOI: 10.2739/kurumemedj.MS00011.

WELTER, Lisiane dos Santos. Experiência de grupos de psicoeducação com familiares de pessoas com transtorno mental. TCC de Especialização. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde, RS, 2018.

Downloads

Publicado

27-06-2024

Como Citar

Alves, G. C., Peres, F. S., Silva, C. M., Friedrich, J. de C. P., Zucco, J. V. G., Macuch, R. da S., & Milani, R. G. (2024). PSICOEDUCAÇÃO EM CONTEXTOS DE SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 28(1), 577–592. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10906

Edição

Seção

Artigos