Atitudes requeridas para gerenciar as unidades básicas de saúde
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar das atitudes requeridas para gerenciar as UBS pelo enfermeiro. As atitudes permitem fazer uso do conhecimento, com orientação para a inovação e aprendizagem permanentes, integrando aspectos técnicos e sociais. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória, com a aplicação de uma escala semi-estruturada. A amostra constituiu-se de sete professores enfermeiros do Curso de Enfermagem da Unioeste, onze enfermeiros que gerenciam as UBS e 400 usuários que freqüentam as UBS. A análise dos dados ocorreu de forma quantiqualitativa. Os resultados do estudo identificaram na categoria dos professores, 03 competências das atitudes. Na categoria dos enfermeiros foram descritas 04, e com usuários constatou-se que 80% deles destacaram que as variáveis (atitudes) são muitos importantes. A pesquisa assinalou a necessidade da formação e reorganização das atitudes para o gerenciamento das UBS.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.