RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV: INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-025Palavras-chave:
Educação em Saúde, HIV, Terapia Antirretroviral, Adesão ao TratamentoResumo
A educação em saúde e o acesso à informação são ferramentas estratégicas para a promoção do autocuidado de pessoas vivendo com HIV. Apesar dos grandes avanços científicos, sobretudo quanto ao uso da TARV, ainda existem desafios a serem enfrentados como o preconceito, o estigma e a desinformação da população. Nesse sentido, tal estratégia contribui com a adesão ao tratamento, por meio do esclarecimento de dúvidas a cerca da infecção pelo HIV. Trata-se de um relato de experiência referente às ações de educação em saúde realizadas em serviços especializados de saúde para o tratamento de pessoas vivendo com HIV. Os participantes do projeto foram capacitados e realizaram ações de educação em saúde, para abordar temas relacionados ao HIV/Aids e para o esclarecimento de dúvidas a respeito da terapia antirretroviral. Conclui-se que a integração dos serviços de saúde com as instituições de ensino se constitui com uma importante estratégia para o desenvolvimento de reflexões críticas acerca da temática, bem como para auxiliar nos cuidados direcionados às pessoas que vivem com HIV.
Referências
ACAAHI, Ceja de Paula da Costa. et al. Educação e Saúde: a extensão universitária como espaço para tencionar e pensar a educação em saúde. Rev. BrazilianJournal of Develop., v. 6, n. 4, p.21616-21630. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-362. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9280/7833. Acesso em: 25 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2013 [cited 2022 Jul 15]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes%20_cuidado_pessoas%20_doencas_cronicas.pdf. Acesso em 13 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2013/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-manejo-da-infeccao-pelo-hiv-em-adultos. Acesso em: 06 ago. 2023.
FILHO, Carlos Antônio de Lima. et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PRESTADA POR ENFERMEIROS A PACIENTES COM HIPERTENSÃO NA PERSPECTIVA DOS CUIDADOS PRIMÁRIOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 2, p. 1027–1037, 2023. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-029. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9412. Acesso em: 30 set. 2023.
FONSECA, Luciana Kelly da Silva; SANTOS, José Victor De Oliveira; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de; SAMPAIO, Alice Vitória Freire Cordeiro. Análise da estigmatização no contexto do HIV/AIDS: Concepções de Pessoas que Vivem com HIV/AIDS. Gerais. Rev. Interinst. Psicol. [Internet], v. 13, n. 2, p 1-15. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14757. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202020000200007&lng=pt. Acesso em: 22 ago. 2023.
GEISA, Carla de Brito Bezerra Lima; ALZIRA, Maria D’Avila Nery Guimarães; SIL-VA, José Rodrigo Santos; OTERO, Liudmila Miyar; GOIS, Cristiane Franca Lisboa. Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus. Rev. SAÚDE DEBATE, v. 43, n. 120, p. 150-158, jan-mar, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/N8gGgzSh4psXWgrqJRcrR6F/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023.
LIMA, A. C. S; CABRAL, B. G; CAPOBIANGO, J. D; SOARES, M. H; PIERI, F. M; KERBAUY, G. “Educational Material on HIV”: validity of health educational tech-nology for people living with HIV. Rev Bras Enferm, v. 76, n. 3. e20220549. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0549pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/HG3RtLfg97CQjRzmDr5Dz6p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 set. 2023.
MARQUES, F. R. D. M; PIRES, G. A. R; SANTOS, J. L. G; BALDISSERA, V. D. A; SALCI, M. A. The Chronic Care Model and its implications for Specialized Outpatient Care. Rev Bras Enferm, v. 76, n. 1:e20210315. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0315pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/brWMZvbrDDsL9xQtVsGRrmd/?lang=en&format=pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.
MIRANDA, Mariana de Morais Fortunato. et al. Adherence to antiretroviral therapy by adults living with HIV/aids: a cross-sectional study. Rev Bras Enferm, v. 75, n. 2:e20210019. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Vdp8cq6ZWLtmVDFny5hSDts/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 ago. 2023.
SANTOS, Elder Magno Freitas. Processos de subjetivação de pessoas vivendo com HIV/Aids: Considerações acerca de um grupo de adesão ao tratamento. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5940/1/ELDER_MAGNO_FREITAS_SANTOS.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
SEHNEM, Graciela Dutra; ARBOIT, Jaqueline. Educação em saúde com o adolescente que vive com HIV/aids: diálogos sobre sexualidade. Rev. O Social em Questão [Inter-net], v. 23, n. 46, p. 233-256. 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5522/552264323010/552264323010.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.
SENHEM, Graciela Dutra. et al. Sexuality of adolescent living with HIV/Aids: health education approaches. Rev. Research, Society and Development [Internet], v. 9, n. 7: e24973625. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3625. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3625. Acesso em: 21 ago. 2023.
SOARES, Mateus Silva. et al. A educação em saúde como estratégia de cuidado ao portador de hiv na atenção básica. Rev. Científica Multidisciplinar, v. 3. n. 4: e341379. 2022. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1379. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1379/1048. Acesso em: 09 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.