Efeitos da leitura, exercício e exercício sob leitura na freqüência cardíaca e pressão arterial em indivíduos fisicamente ativos
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar as alterações na Freqüência Cardíaca (FC) e Pressão Arterial (PA) em indivíduos fisicamente ativos, com prática de exercício físico há pelo menos 1 ano no mínimo 3 vezes por semana, após serem submetidos a testes de leitura, exercício e exercício sob leitura. Participaram do estudo 30 indivíduos do sexo masculino com idade de 18 a 35 anos. A amostra consistiu de um grupo único experimental com a média de idade de 23,6 anos. Cada indivíduo realizou testes de leitura, exercício e exercício sob leitura, sendo os testes realizados no Hospital Universitário de Brasília. Para a prescrição da intensidade do exercício utilizou-se 60% da freqüência cardíaca máxima de acordo com a idade de cada participante, sendo calculada pela fórmula de KARVONEN apud ASTRAND e RODHAL (1970): FC máx. = 220 – idade ± 10 b.p.m. Os testes tiveram a duração de 15 minutos sendo executados em cicloergômetro, em dias alternados. A FC e PA foram aferidas antes e após cada teste, sendo utilizado para tratamento estatístico ANOVA two way, com nível de significância de p<0,05. Após os testes de Leitura (T1), Exercício (T2) e Exercício sob Leitura (T3) obteve-se as seguintes variações médias da FC: (- 1.30 b.p.m), (+8.47 b.p.m.) e (+ 9.47 b.p.m.), respectivamente. Após o teste de Leitura (T1) a pressão arterial sistólica foi de (- 1.16 mm Hg) e diastólica (- 0.50 mm Hg). A variação média da pressão arterial sistólica após o teste de exercício (T2) foi de (+ 3.50 mm Hg) e diastólica de (+3.33 mm Hg) e a pressão arterial sistólica após o teste de exercício sob leitura (T3) foi de (+ 2.83 mm Hg) e diastólica de (+ 3.17 mm Hg). Pelos resultados obtidos conclui-se que a leitura atua como uma variável moderadora da tensão causada pelo exercício sobre a freqüência cardíaca e pressão arterial tanto no pré- exercício como no pós-exercício.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.