USO DA TELECONSULTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A EFETIVIDADE NO ATENDIMENTO: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-022Palavras-chave:
Consulta Remota, Efetividade, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: Analisar na literatura a efetividade da teleconsulta no âmbito da Atenção Primária a Saúde. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura através de buscas de dados nacionais e internacionais a US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, sobre trabalhos publicados até 15 de maio de 2023. Estabeleceu-se a pergunta norteadora: “Qual a efetividade da teleconsulta na Atenção Primária?”. Resultados: As 11 publicações analisadas foram publicadas nos últimos cinco anos de 2018 a 2023 com delineamento de estudos Transversal e de Coorte Prospectivo multilocal. Foi possível identificar a satisfação dos pacientes e profissionais de saúde com a teleconsulta; os principais desafios, como a falta e a interoperabilidade de equipamentos e sistemas médicos, dificuldades organizacionais, aspectos legais e a falta de suporte aos pacientes que não tem recursos tecnológicos; e beneficios dessa ferramenta de gestão, que melhora a acessibilidade e gera mais tempo para a consulta presencial, diminuindo o fluxo de pacientes nas instalações de saúde. Conclusão: Este estudo mostra evidências de que teleconsultas foram benéficas durante a pandemia e é uma inovação tecnológica que gera resultados positivos dentro da APS, sendo uma estratégia que está se consolidando e representa uma possibilidade de maior contato com os pacientes e maior resolutividade das demandas da população sem desperdício de recursos.
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