USO DA TELECONSULTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A EFETIVIDADE NO ATENDIMENTO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Juarez Ferreira de Melo Filho Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA)
  • Laianny Luize Lima e Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Braz Milanez Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Caroline Jordana Azevedo dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Alline Falconieri de Moura Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Antônia Regynara Moreira Rodrigues Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Jéssica Maria Silva Ribeiro Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA)
  • Rodolfo Ritchelle Lima dos Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • José Carlos Vinícius Jansen de Paz Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-022

Palavras-chave:

Consulta Remota, Efetividade, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar na literatura a efetividade da teleconsulta no âmbito da Atenção Primária a Saúde. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura através de buscas de dados nacionais e internacionais a US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, sobre trabalhos publicados até 15 de maio de 2023. Estabeleceu-se a pergunta norteadora: “Qual a efetividade da teleconsulta na Atenção Primária?”. Resultados: As 11 publicações analisadas foram publicadas nos últimos cinco anos de 2018 a 2023 com delineamento de estudos Transversal e de Coorte Prospectivo multilocal. Foi possível identificar a satisfação dos pacientes e profissionais de saúde com a teleconsulta; os principais desafios, como a falta e a interoperabilidade de equipamentos e sistemas médicos, dificuldades organizacionais, aspectos legais e a falta de suporte aos pacientes que não tem recursos tecnológicos; e beneficios dessa ferramenta de gestão, que melhora a acessibilidade e gera mais tempo para a consulta presencial, diminuindo o fluxo de pacientes nas instalações de saúde. Conclusão: Este estudo mostra evidências de que teleconsultas foram benéficas durante a pandemia e é uma inovação tecnológica que gera resultados positivos dentro da APS, sendo uma estratégia que está se consolidando e representa uma possibilidade de maior contato com os pacientes e maior resolutividade das demandas da população sem desperdício de recursos.

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Publicado

23-10-2023

Como Citar

DE MELO FILHO, Juarez Ferreira; E SILVA, Laianny Luize Lima; OLIVEIRA, Francisco Braz Milanez; DOS SANTOS, Caroline Jordana Azevedo; DE MOURA, Alline Falconieri; RODRIGUES, Antônia Regynara Moreira; RIBEIRO, Jéssica Maria Silva; DOS SANTOS, Rodolfo Ritchelle Lima; DE PAZ, José Carlos Vinícius Jansen. USO DA TELECONSULTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A EFETIVIDADE NO ATENDIMENTO: REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 10, p. 5804–5819, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i10.2023-022. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/10634. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos