ESTILO DE VIDA DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-020Palavras-chave:
Estilo de Vida, Educação, Pessoal de educação, Vigilância em Saúde do TrabalhadorResumo
O objetivo deste estudo é avaliar o estilo de vida de trabalhadores da educação de um Instituto Federal durante o período de isolamento social provocado pela Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, que utilizou para coleta de dados o questionário estilo de vida fantástico, o qual foi aplicado a trabalhadores da educação de um instituto federal do estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Participaram 69 trabalhadores, dos quais 58% eram docentes e 42% técnicos administrativos. Verificou-se que os trabalhadores, dentro do possível, alcançaram resultados promissores na maior parte dos domínios. Entretanto, critérios como atividade física, nutrição, sono, tipo de comportamento e introspecção demonstraram fragilidade. Conclui-se que os participantes aderem a um estilo de vida saudável, porém é necessário incentivar o desenvolvimento de projetos com abordagens de trabalho intersetoriais e multidisciplinares, promovendo, assim, uma participação coletiva na construção de ambientes escolares saudáveis e com ações voltadas à promoção de um estilo de vida adequado aos trabalhadores.
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