PREVALÊNCIA DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE E FATORES ASSOCIADOS EM CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO TRANSVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-029Palavras-chave:
Infecções por Coronavírus, Comportamento Infantil, Avaliação em Saúde, Transtornos de Ansiedade, Transtornos FóbicosResumo
O objetivo do estudo foi verificar a prevalência do transtorno de ansiedade e fatores sociodemográficos, comportamentais e aspectos de saúde associados em crianças de três a 10 anos de idade, durante a pandemia da COVID-19. Estudo de delineamento transversal, realizado na região do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, Brasil. Utilizou-se a Escala Spence de Ansiedade Infantil, versão para os pais, para avaliar os sintomas das principais perturbações de ansiedade em crianças. Para comparar proporções utilizou-se o teste Qui-quadrado, os fatores associados ao transtorno de ansiedade foram encontrados por Regressão de Poisson, com intervalo de confiança de 95%. Participaram n=778 pais de crianças de três a 10 anos de idade. A prevalência do transtorno de ansiedade nas crianças foi de 1,7%. Crianças de pais analfabetos e com ensino fundamental II incompleto apresentaram razão de prevalência (RP) = 4,24 [(IC95%: 1,03 – 17,46), p=0,045] maior de transtorno de ansiedade que às crianças de pais com nível superior completo a pós-graduação, enquanto as crianças de pais com ensino fundamental a superior incompleto apresentaram uma RP = 2,64 [(IC95%: 0,72 – 9,72), p=0,045] em comparação às crianças de pais com nível superior completo a pós-graduação. Crianças com alterações nos padrões alimentares apresentaram uma RP = 11,10 [(IC95%: 1,59 – 77,42), p = 0,015] maior de transtorno de ansiedade, em relação às crianças que não possuíam alterações nos padrões alimentares. Concluiu-se que as variáveis que associaram ao transtorno de ansiedade foram o nível de escolaridade dos pais e alterações dos padrões alimentares das crianças.
Referências
AHMADI, A. et al. DSM-IV-defined anxiety disorder symptoms in a middle-childhood-aged group of Malaysian children using the Spence Children’s Anxiety Scale. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 38, n. 1, p. 14–22, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trends/a/8VMG3MymkpQrk5Ny6y5hcCt/?lang=en&format=html#. Acesso em: 13 fev. 2021.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. 5th ed. Washington, D.C: American Psychiatric Association, 2013.
BRAZENDALE, K. et al. Understanding differences between summer vs. school obesogenic behaviors of children: the structured days hypothesis. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 14, n. 1, p. 100, 2017.Disponível em: https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12966-017-0555-2. Acesso em: 13 fev. 2021.
BROOKS, S. K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395, n. 10227, p. 912–920, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30460-8/fulltext. Acesso em: 15 fev. 2021.
CAVALCANTE PINTO JÚNIOR, V. et al. Prevalence of COVID-19 in children, adolescents and adults in remote education situations in the city of Fortaleza, Brazil. International journal of infectious diseases: IJID: official publication of the International Society for Infectious Diseases, v. 108, p. 20–26, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33945867/. Acesso em: 15 fev. 2022.
CARVALHO, A. C. M. et al. Saúde Mental e o Impacto da Pandemia de COVID-19 nos Estudantes de uma Universidade Pública de Manaus-AM. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.7, p.3523-3546, 2023. ISSN 1982-114X. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10137. Acesso em: 01 set. 2023.
DAVIS, C. et al. Caring for children and adolescents with eating disorders in the current Coronavirus 19 pandemic: a Singapore perspective. The Journal of Adolescent Health, v. 67, n. 1, p. 131–134, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32381385/. Acesso em: 24 fev. 2021.
DORNELLES, J. et al. Influência do índice de massa corporal e do nível de atividade física no desenvolvimento motor e aptidão física de crianças. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 23, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/6264. Acesso em: 24 fev. 2021.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.
GUTHOLD, R. et al. Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1·6 million participants. The Lancet. Child & Adolescent Health, v. 4, n. 1, p. 23–35, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/article/S2352-4642(19)30323-2/fulltext. Acesso em: 25 fev. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2100600. Acesso em: 03 março 2021.
LEE, S. J.; WARD, K. P. Stress and parenting during the coronavirus pandemic. Parenting in Context Research Lab, 26 março 2020. Disponível em: https://www.parentingincontext.org/uploads/8/1/3/1/81318622/research_brief_stress_and_parenting_during_the_coronavirus_pandemic_final.pdf. Acesso em: 05 maio 2021.
LU, C. et al. Moving more and sitting less as healthy lifestyle behaviors are protective factors for insomnia, depression, and anxiety among adolescents during the COVID-19 pandemic. Psychology Research and Behavior Management, v. 13, p. 1223–1233, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33364864/. Acesso em: 12 março 2021.
MARAS, D. et al. Screen time is associated with depression and anxiety in Canadian youth. Preventive Medicine, v. 73, p. 133–138, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25657166/. Acesso em: 13 março 2021.
OPDAL, I. M. et al. Is change in mental distress among adolescents predicted by sedentary behaviour or screen time? Results from the longitudinal population study The Tromsø Study: Fit Futures. BMJ open, v. 10, n. 2, p. e035549, 2020. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/10/2/e035549. Acesso em: 17 março 2021.
POLANCZYK, G. V. et al. Annual research review: a meta-analysis of the worldwide prevalence of mental disorders in children and adolescents. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, v. 56, n. 3, p. 345–365, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25649325/. Acesso em: 20 março 2021.
RAFAEL, R. de M. R. et al. Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil? [Epidemiology, public policies and Covid-19 pandemics in Brazil: what can we expect?] [Epidemiologia, políticas públicas y la pandémia de Covid-19 en Brasil: que podemos esperar?]. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, n. 0, p. 49570, 2020.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49570. Acesso em: 12 abril 2021.
RODRIGUES, J. V. dos S.; LINS, A. C. A. de A. Possíveis impactos causados pela pandemia da COVID-19 na saúde mental de crianças e o papel dos pais neste cenário. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e793986533–e793986533, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6533. Acesso em: 16 abril 2021.
SIQUEIRA, A. C.; FREIRE, C. de O. A influência da tecnologia no desenvolvimento infantil. Revista FAROL, v. 8, n. 8, p. 22–39, 2019. Disponível em: https://revista.farol.edu.br/index.php/farol/article/view/152. Acesso em: 17 abril 2021.
SOUSA, D. A. de. Instruments to assess anxiety symptoms in brazilian population and the case of the Spence Children’s Anxiety Scale (SCAS): cross-cultural adaptation and psychometric properties. 2013. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/79939. Acesso em: 27 fev. 2021.
SOUZA, D. T. B. de et al. Ansiedade e alimentação: uma análise inter-relacional. In: II CONBRACIS (Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde). Anais. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/29060. Acesso em 22 fev. 2021.
SPENCE, S. H. Structure of anxiety symptoms among children: a confirmatory factor-analytic study. Journal of Abnormal Psychology, v. 106, n. 2, p. 280–297, 1997. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9131848/. Acesso em: 25 abril 2021.
SPRANG, G.; SILMAN, M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Medicine and Public Health Preparedness, v. 7, n. 1, p. 105–110, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24618142/. Acesso em: 26 abril 2021.
STANCZYKIEWICZ, B. et al. Sedentary behaviors and anxiety among children, adolescents and adults: a systematic review and meta-analysis. BMC public health, v. 19, n. 1, p. 459, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31039760/. Acesso em: 29 abril 2021.
TEIXEIRA, J. N.; ALVARENGA, P. Relações entre controle psicológico e comportamental materno e ansiedade infantil. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 68, n. 3, p. 145–160, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672016000300011. Acesso em: 29 abril 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health Emergency Dashboard. Geneva: World Health Organization, 2023. Disponível em: https://covid19.who.int/region/amro/country/br. Acesso em: 22 ago. 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Geneva: World Health Organization, 2020a. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoV-MentalHealth-2020.1. Acesso em: 12 maio 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Geneva: World Health Organization, 2020b. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128. Acesso em: 07 maio 2021.
WU, L. et al. Bullying and social anxiety in chinese children: moderating roles of trait resilience and psychological suzhi. Child Abuse & Neglect, v. 76, p. 204–215, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29132045/. Acesso em: 20 jul. 2022.
XIE, X. et al. Mental health status among children in home confinement during the coronavirus disease 2019 outbreak in Hubei province, China. JAMA Pediatrics, v. 174, n. 9, p. 898–900, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7182958/. Acesso em: 12 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.