FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E QUALIDADE DE VIDA: DISCUSSÕES SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta Centro Universitário de Adamantina
  • Mariana Aguiar do Vale Centro Universitário de Adamantina

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-022

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, Qualidade de Vida, Saúde Mental, Universitários

Resumo

Refletir como a Formação em Psicologia vem acontecendo e os impactos desta sobre a qualidade de vida e saúde mental dos universitários, foi o foco central das discussões da presente pesquisa. Para tanto, esta configura-se como exploratória, observacional e descritiva de corte transversal, com 45 estudantes de Psicologia, sendo 30 do primeiro termo e 15 do nono termo da graduação em Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior. Foram utilizados o Critério de Classificação Econômica (CCEB) e o World Health Organizacional Quality of Life (WHOQOL – BREF). Dos participantes, 46,67% foram classificados na classe econômica B2. Quando perguntado como os acadêmicos de primeiro termo se autoavaliavam em relação à qualidade de vida, 30% avaliaram como Muito Boa, 56,67% como Boa e 13,33%, Nem Ruim Nem Boa. Em relação ao nono termo, 66,67% avaliaram como Boa, 13,33%, Nem Ruim Nem Boa e 20% como Ruim. Não houve diferença estatística em relação aos domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente, porém, no domínio Autoavaliação da qualidade de vida, os graduandos do primeiro termo apresentaram melhores resultados. Há necessidade de mais pesquisas para o entendimento da qualidade de vida dos universitários e o quanto a sobrecarga vivenciada pode ser um fator que impacta significativamente a formação profissional. Contudo, reforça-se a importância dos serviços de apoio destinados aos graduandos, a fim de ampliar e consolidar ações voltadas para a promoção da saúde mental e qualidade de vida, para haver um processo ensino-aprendizagem comprometido com os sujeitos e com as relações estabelecidas.

Referências

AMARANTE, P. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fio-cruz, 2007. 122p.

ANDRADE, A. DOS S. et al. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estu-dantes de Psicologia. Psicol. cienc. Prof., v. 36, n. 4, out. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/RTkfTtDv3sRKHGT7J3zPMZC/?lang=pt&format=html#. Acesso em: 15 abr. 2023.

ANDRADE, J. B. C. et al. Contexto de formação e sofrimento psíquico de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med., v. 38, n. 2, abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/6SBRDhXzdvmjyZMdPSckbHp/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 05 abr. 2023.

ANDRADE, K. O. et al. Qualidade de vida em estudantes de psicologia. Psic. Inf., v. 15, n. 15, p. 129-141, dez. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1415-88092011000100009&script=sci_arttext. Acesso em: 07 abr. 2023.

ARAUJO, M. Qualidade de vida dos professores do curso de enfermagem da Uni-versidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2009, 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2009.

ARINO, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicol. pesq., v. 12, n. 3, p. 44-52, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472018000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 jun. 2023.

ASSIS, D.; OLIVEIRA, G. B. Vida universitária e Saúde Mental: Atendimento às de-mandas de saúde e Saúde Mental de estudantes de uma universidade brasileira. Cad. Bras. Saúde Ment., v. 2, n. 4-5, p. 163–182, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68464. Acesso em: 02 jul. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA (ABEP). Critério Brasil – 2022. Disponível em: http://www.abep.org/. Acesso em: 19 set. 2022.

BARROS, M. J. et al. Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saú-de. Rev. Bras. Educ. Saúde, n. 7, v. 1, p. 16-22, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235. Acesso em: 02 jul. 2023.

BENJAMIN, M. The quality of student life: Toward a coherent conceptualization. So-cial Indicators Research, v. 31, p. 205-264, 1994.

BERETA, T. A. D. S. A formação ética do psicólogo: ambiente acadêmico e compe-tência moral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

BERETA, T. A. D. S. Metodologias ativas e compromisso ético na formação em psi-cologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022.

BERNARDELLI, L. V. et al. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Rev. Aval. Educ. Sup., v. 27, n. 1, p. 49–67, jan. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/c6Th7LNHGQHHM8V37KmJVZx/#. Acesso em: 04 jul. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC). Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova#interativa. Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Parecer n. 179, de 17 de fevereiro de 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236641-pces179-22/file. Acesso em: 05 jun. 2023.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Federação Nacional dos Psicólogos. Ano da formação em psicologia: revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em psicologia. São Paulo, 2018.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). A psicologia brasileira apresen-tada em número. 2023. Disponível em: http://www2.cfp.org.br/infografico/quantos-somos/. Acesso em: 5 jul. 2023.

DIAS JÚNIOR, S. A. et al. Qualidade de vida em acadêmicos de enfermagem e de medicina de uma universidade pública. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, v.27, n.1, p. 219-239, 2023. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9150/4516. Acesso em: 25 ago. 2023.

FERRI-DE-BARROS, J. E. et al. Headache among medical and psychology students. Arq. Neuropsiq., v. 69, n. 3, p. 502–508, jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anp/a/GC3PkrwNdDzGC7XdvKDntfR/?lang=en#. Acesso em: 2 jun. 2023.

FILHO, N. A.; COELHO, M. T. A.; PERES, M. F. T. O conceito de saúde mental. Rev. USP, n. 43, p. 100-125, 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/28481. Acesso em: 03 jul. 2023.

FLECK, M. P. A. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciênc. & Saúde Col., v. 5, n. 5, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/3LP73qPg5xBDnG3xMHBVVNK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

FOGAÇA, M. C. et al. Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes. Aletheia, Canoas, n. 38-39, p. 124-131, dez. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942012000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 jun. 2023.

GUIMARÃES, C. C. et al. Saúde mental do estudante de Psicologia: possíveis implica-ções para sua atuação profissional. Trab. Em (Cena), v. 5, n. 1, p. 269-284, 2020. Dis-ponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/7304/16863. Acesso em: 22 jul. 2022.

MINAYO, M. C. S.; HARTZ, Z. M. A.; BUSS, P. M. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciênc. & Saúde Col., v. 5, n. 1, 2000.

MORAIS, M. G. et al. Mental health support services for medical students: a systematic review. Rev. Brasil. Educ. Méd., v. 45, n. 2, 2021.

NOVELLI, M. M. P. C. Validação da escala de qualidade de vida (QdV-DA) para pacientes com doença de Alzheimer e seus respectivos cuidadores/familiares. 2006. 156 f. Tese (Doutorado em Neurologia) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

OLIVEIRA, C. T.; DIAS, A. C. G. Percepções parentais sobre sua participação no de-senvolvimento profissional dos filhos universitários. Rev. Bras. Orientac. Prof., v. 14, n. 1, p. 61-72, jun. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000100007. Acesso em: 05 jul. 2023.

OLIVEIRA, I. T. et al. Formação em Psicologia no Brasil: Aspectos Históricos e Desa-fios Contemporâneos. Psicol. Ens. & Form., v. 8, n. 1, p. 3-15, jun. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612017000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 jul. 2023.

OLIVEIRA, J. A. C. Qualidade de vida e desempenho acadêmico de graduandos. 2006. 238 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2006.

PADOVANI, Ricardo da Costa et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Rev. Bras. Ter. Cogn., v. 10, n. 1, p. 02-10, jun. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872014000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 jun. 2023.

PEDROSO, B. et al. Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-bref através do Microsoft Excel. Rev. Brasil. Qual. Vida, v. 2, n. 1, p. 31-36, jan./jun. 2010.

PEREIRA, E. F.; TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, A. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. Brasil. Educ. Fís. Esp., v. 26, n. 2, abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/4jdhpVLrvjx7hwshPf8FWPC/?format=pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2020. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 20 abr. 2023.

RAQUEL, A. C. S.; KUROISHI, R. C. S.; MANDRÁ, P. P. Qualidade de vida de estudantes de fonoaudiologia. Rev. CEFAC, v. 18, n. 5, p. 1133–1140, set. 2016. Dis-ponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/PQsp9YswVR5WyTFzpLSPDnr/?lang=pt#. Acesso em: 02 jul. 2023.

SANTA CATARINA. Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC). Análise do WHOQOL-BREF. 2020. Disponível em: http://www.cefid.udesc.br/arquivos/id_submenu/1173/whoqol_bref.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.

SANTOS, M. L. R. R. Saúde mental e comportamento de risco em estudantes universitários. 2011. 372 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Aveiro, Portugal, 2011.

SCHLEICH, A. L. R. Integração a educação superior e satisfação acadêmica de es-tudantes ingressantes e concluintes: um estudo sobre relações. 2006. 172p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2006.

SEIDL, E. M. F.; ZANNON, C. M. L. C. Qualidade de vida e saúde: aspectos concei-tuais e metodológicos. Cad. Saúde Púb., v. 20, n. 2, mar. 2004. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/26201/1/27.pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.

SOBANSKI, L.; RINALDI, G. P. Qualidade de Vida (QV) e Saúde: A Percepção de Acadêmicos de Psicologia – Foco no Domínio Psicológico. Cad. PAIC, v. 16, n. 1, p. 571–586, 2016. Disponível em: https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/115. Acesso em: 04 jun. 2023.

SOUZA, D. C. Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depres-são, ansiedade, solidão e suporte social. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicolo-gia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.

SOUZA, M.; CALDAS, T.; DE ANTONI, C. Fatores de Adoecimento dos Estudantes da Área da Saúde: uma revisão sistemática. Psic. Saúde Deb., v. 3, n. 1, p. 99–126, 2017. Disponível em: http://www.psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/93. Acesso em: 04 jun. 2023.

TEIXEIRA, M. A. P.; CASTRO, G. D.; PICCOLO, L. R. Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Inter. Psicol., vol. 11, n. 2, dez. 2007. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/7466. Acesso em: 04 jul. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Constitución de la Organización Mundial de la Salud. Genebra: OMS, 1946. Disponível em: https://apps.who.int/gb/bd/pdf_files/BD_49th-sp.pdf#page=7. Acesso em: 14 jun. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). First international conference on health promotion. Ottawa: WHO, 1986. Disponível em: https://www.who.int/teams/health-promotion/enhanced-wellbeing/first-global-conference. Acesso em: 14 jun. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Programme on mental health: WHOQOL user manual, 2012 revision. 1998. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/77932. Acesso em: 14 jun. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Plan de acción integral sobre salud mental 2013-2030. Genebra: WHO, 2013. Disponível em: https://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA66/A66_10Rev1-sp.pdf

Downloads

Publicado

26-09-2023

Como Citar

BERETA, Thaísa Angélica Déo da Silva; DO VALE, Mariana Aguiar. FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E QUALIDADE DE VIDA: DISCUSSÕES SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 5243–5264, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-022. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/10509. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos