AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DE PARAMETRIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES ASSISTENCIAIS EM MATERNIDADE-ESCOLA DE ALTO RISCO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-033Palavras-chave:
Prática Psicológica, Cuidado Perinatal, Exame Cognitivo, Avaliação de Sintomas, Hospital MaternidadeResumo
Objetivo: Apresentar a experiência de parametrização de intervenções de avaliação psicológica hospitalar de gestantes e puérperas internadas em situação de alto risco. Relato de experiencia: A atividade foi empreendida em Maternidade-Escola pública de alta complexidade, referência em alto risco, em Teresina, Piauí, de abril a junho de 2023, circunscrita ao Estágio Supervisionado Profissionalizante em Psicologia da Saúde. A partir da imersão no campo para articulação ensino-serviço, com supervisão teórico-prática semanal in loco (presencial) e mediante reuniões síncronas (Google Meet), realizou-se debates sobre as experiências de ensino-aprendizagem e para confecção de uma proposta de roteiro de exame e avaliação psicológica, com o intuito de nortear a atuação dos estagiários, bem como de contribuir com o robustecimento da instrumentalização e orientação das intervenções assistenciais de psicologia na instituição hospitalar. A proposta de instrumento orientador desenvolvido possui doze partes: identificação; motivo da hospitalização; situação de saúde; situação de crise; exame psíquico; sono; sintomas psicossomáticos emergentes; sentido da vida; maternagem e cuidado ao bebê; estratégias de coping; síntese; hipótese diagnóstica. Considerações finais: O roteiro de exame e avaliação psicológica robustece a parametrização de intervenções de psicologia em saúde nos hospitais; vivifica o desenvolvimento e fortalecimento de competências e habilidades para conduzir a avaliação psicológica hospitalar de maneira eficiente, técnica, ética, que dignifique o cuidado perinatal materno sob a égide da integralidade e baseado em evidências.
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