LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015Palavras-chave:
Trabalhador Docente, Saúde Docente, Educação na Pandemia, COVID-19Resumo
A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas.
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