VALIDAÇÃO DE SIMULADOR DE EMISSÕES OTOACÚSTICAS PARA O ENSINO EM AUDIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-011Palavras-chave:
Emissões Otoacústicas Espontâneas, Ensino, Treinamento por Simulação, Aplicativos móveis, FonoaudiologiaResumo
O teste Emissões Otoacústicas (EOA) é parte da avaliação Audiológica para detecção precoce da surdez na infância. Desse modo, o aprendizado das EOA na graduação do curso de Fonoaudiologia é fundamental conforme a Diretriz Curricular Nacional (DCN). As diretrizes educacionais sugerem a inclusão de tecnologias de informação no ensino da graduação para melhor desempenho dos futuros profissionais da saúde. Objetivo: Validar o protótipo simulador OTOBABY para o Teste de Emissões Otoacústicas como ferramenta de ensino em Fonoaudiologia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, experimental, com a participação de dez fonoaudiólogos professores e/ou preceptores, denominados juízes e 20 alunos de graduação de Fonoaudiologia em Belém do Pará/Brasil. Os juízes responderam a um questionário de validação de Escala Likert sobre a usabilidade e efetividade do simulador OTOBABY como ferramenta de ensino. Os alunos participaram de um curso de capacitação com o uso do protótipo e foram avaliados com checklists antes e depois do curso para a verificação da eficácia do simulador como instrumento de ensino. Os dados foram analisados estatisticamente com o teste de Wilcoxon. Resultados: O simulador alcançou 98% de aprovação como ferramenta de ensino para as EOA pelos juízes. Quanto a habilidade dos alunos, observou-se que era de 60,3%, antes do curso, obtendo-se um desempenho de 97,7% após curso com o OTOBABY. Conclusão: Conclui-se que o protótipo simulador OTOBABY foi aprovado e validado como um instrumento facilitador do aprendizado das Emissões Otoacústicas no ensino da prática Audiológica.
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