Considerações Morfológicas e Quantitativas Sobre os Neurônios do Plexo Mientérico do Segmento Intestinal Médio da Carpa Cyprinus carpio (LINNAEUS, 1758)

Autores

  • Sandra Regina Stabille
  • Eloísa Aparecida Ribeiro
  • Ricardo de Melo Germano
  • Patrícia Marega

Resumo

As descrições sobre a morfologia e a constituição do trato gastrointestinal dos peixes têm sido relatadas de modo generalizado no que diz respeito a inervação do mesmo. Considerando a importância do plexo mientérico, objetivamos a análise morfológica e quantitativa dos neurônios mientéricos do segmento intestinal médio de 10 exemplares adultos de Cyprinus carpio, com intuito de contribuir para a caracterização do referido plexo em peixes, tendo em vista a crescente utilização dessas espécies como modelo biológico. Dos segmentos intestinais obtivemos cortes histológicos corados pelos métodos de hematoxilina-eosina e Van Gieson, e preparados de membrana corados pelo método de Giemsa, para análise ao microscópio óptico. Observamos o plexo mientérico constituído por neurônios isolados e gânglios contendo três ou mais neurônios, localizados entre os estratos circular e longitudinal da túnica muscular. As porcentagens de neurônios pequenos, médios e grandes foram 23,52%, 57,20% e 19,28%, respectivamente. A análise quantitativa revelou a presença média de 201,93 neurônios/mm2 de segmento intestinal. Concluímos que, para o segmento analisado, no plexo mientérico, constituído por gânglios e por neurônios isolados, predominam neurônios de tamanho médio, com basofilia citoplasmática intermediária, núcleo em posição central contendo predominantemente um nucléolo.

Downloads

Como Citar

STABILLE, Sandra Regina; RIBEIRO, Eloísa Aparecida; GERMANO, Ricardo de Melo; MAREGA, Patrícia. Considerações Morfológicas e Quantitativas Sobre os Neurônios do Plexo Mientérico do Segmento Intestinal Médio da Carpa Cyprinus carpio (LINNAEUS, 1758). Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 4, n. 3, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/1032. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos