Correlação Entre Variações da Terminação das Veias Renais e Freqüência de Valvas
Resumo
Foram estudados o tronco principal e as junções cavo-renais direita e esquerda de 100 cadáveres com o objetivo de investigar as possíveis relações entre a presença de valvas e as variações na forma de terminação das veias renais. As valvas desenvolvidas não foram encontradas na veia-renal esquerda. Na veia renal direita as valvas desenvolvidas encontravam-se com maior freqüência nos casos em que a junção cavo-renal direita ocorria acima da esquerda, 10 entre 16 casos (62,5%) e nos casos de veias renais direitas duplas, 14 entre 24 (58,3%). Nos casos de junção cavo-renal direita ao mesmo nível da esquerda foram encontradas em 10 entre 27 casos (37%) e nos casos de junção cavo-renal direita abaixo da esquerda em 07 entre 31 casos (22,6%). As valvas rudimentares foram encontradas na veia renal direita em 19 casos e na veia renal esquerda em 12 casos. Os autores discutem as relações dos tipos morfológicos das valvas com o nível de terminação das veias renais na veia cava e com o ângulo formado pelas junções cavo-renais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.