ATRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE HEMOTRANSFUSAO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DOS ÚLTIMOS 4 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-037Palavras-chave:
Hemoterapia, Transfusão Sanguínea, Infusão dos Hemoderivados, Cuidados de Enfermagem, Atribuição do EnfermeiroResumo
A transfusão de sangue é considerada uma tecnologia de grande importância na terapia moderna. Quando usada corretamente, pode salvar vidas e melhorar o quadro clínico dos pacientes. Todavia, esse procedimento pode apresentar riscos tanto aguda quanto tardia. Para tanto, o conhecimento da enfermagem é de grande relevância a fim de evitar complicações e fornecer um procedimento assertivo ao paciente. Objetivo: Demonstrar, a partir de uma revisão integrativa dos últimos quatro anos, a atribuição do enfermeiro no processo de hemotransfusão, descrevendo seu papel desde o acolhimento até a infusão dos hemoderivados. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Resultados e discussão: Para a seleção, 10 artigos científicos foram inclusos na revisão. As análises em nível de grupo mostraram que é de suma importância do conhecimento técnico e científico para a segurança do paciente. Considerações finais: O processo de hemotransfusão é de responsabilidade da enfermagem, incluindo cuidados minuciosos e atenção clínica por parte do enfermeiro, devendo ser amplamente divulgado e discutido para garantir atualização de conhecimento entre os profissionais que atuam em hemoterapia, para que possam realizar as práticas com segurança e prevenir a ocorrência de eventos adversos.
Referências
ALVES, Ernestina Nazaré Cardoso et al. Conhecimento da Equipe de Enfermagem sobre o Processo de hemotransfusão: Revisão Integrativa da Literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e15310815471-e15310815471, 2021.
AQUINO, Andriel Tavares et al. Conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca da hemotransfusão em um hospital público estadual no interior de Pernambuco: Knowledge of nursing professionals about blood transfusion in a state public hospital in the interior of Pernambuco. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 5, p. 20724-20735, 2022.
BEZERRA, Hilma Nazaré Mendes et al. Enfermeiros e hemoterapia: conhecimentos técnicos e sobre supervisão de enfermagem. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 11, n. 33, p. 297-307, 2021.
FREITAS, Sheilyane Nogueira et al. Atitudes e práticas da equipe de enfermagem frente ao ato transfusional. Revista Feridas, n. 50, p. 1804-1809, 2021.
JUNIOR, Sandro Rogério Almeida Matos et al. Enfermeiro como protagonista na segurança transfusional no serviço de hemoterapia: uma revisão integrativa. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE, v. 6, n. 1, p. 89-89, 2020.
MORAES, Larissa et al. Papel da enfermagem nos hemocentros e unidade de hemoterapia. I e II Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões XXI e XXII Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem de Erechim XVII e XVIII Encontro de Acadêmicos de Enfermagem. 2021, p. 49.
OLIVEIRA, Márcia Junqueira et al. Avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise–casos da santa casa de caridade de diamantina. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 26, n. 3, 2022.
SANTOS, T. S. D. E. et al. Conhecimento de enfermeiros acerca dos cuidados durante o processo de hemotransfusão: uma revisão integrativa. Hematology, Transfusion and Cell Therapy, v. 44, p. S583-S584, 2022.
SILVA, Carolyne Milkeviz et al. Atuação do enfermeiro frente à hemoterapia: uma revisão integrativa. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 37, n. especial, p. 101-112, 2021.
SILVA, Renata Villasboas et al. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre reações transfusionais. Redes-Revista Interdisciplinar do IELUSC, v. 5, n. 1, p. 61-74, 2022.
SOUZA, Walace Fernando Rocha; CERQUEIRA, Eneida Tramontina Valente. A atuação do enfermeiro na gestão do cuidado em reações transfusionais. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 21, p. e586-e586, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.