ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES

Autores

  • Edson Roberto Arpini Miguel
  • Adriana Lenita Meyer Albiero
  • Roberto Zonato Esteves
  • Grace Jaqueline Aquiles
  • Eliana Valeria Patussi
  • Marcia Rosangela de Neves Oliveira
  • Najara Barbosa Rocha
  • Angélica Maria Bicudo

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025

Palavras-chave:

Ensino Interprofissional, Currículo, Metodologias Ativas

Resumo

A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia.  A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais.

Referências

ALMEIDA, M.C.; CARVALHO, E.A. Edgar Morin: Educação e Complexidade. São Paulo. 6ª. Ed., Cortez Editora; 2013.

BAAR, H. Competent to collaborate: Towards a competency-based model for interprofessional education. Journal of Interprofessional Care. v.12, 1998.

BARBOUR, R. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed; 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.

BERBEL, N.A.N. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL; 2012.

BICUDO, A.M.; BARROS-FILHO, A.Z. Capacitação docente: experiência da pós-graduação em saúde da criança e do adolescente. In: Docência em Saúde: temas e experiências. São Paulo. 2a edição, Editora Senac; 2014.

BIGGS, J. From theory to practice: a cognitive systems approach. High Education Research and Development. v.12, p.73–85. 1993

BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino aprendizagem. Petrópolis: Vozes; 22a. ed., 2001.

BRASIL. Ministério de Saúde. Pró-Saúde: Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Brasília; 2005. [Acesso em: 13 de setembro de 2017]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/sgtes/visualizar_texto.cfm?idtxt=22848.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de Junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União [Internet]. 23 Jun 2014 [citado maio de 2023]; Sec. 1, p. 8-11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192

CARPENTER, J.; BARNES, D.; DICKINSON, C. Making a Modern Mental Health Care Force: Evaluation of the Birmingham University Interprofessional Training Programme in Community Mental Health 1998–2002. University of Durham, 2003.

CARRIJO, M. V. N.; RODRIGUES, T. S.; PEIXOTO, T. S.; SUDRÉ, M. R. S.; SUDRÉ, G. A. O uso de metodologias ativas na formação do profissional enfermeiro crítico-reflexivo: experiência entre residentes Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v.27, n.5, p.2110-2125, 2023.

CARPENTER, J. Interprofessional education for medical and nursing students: evaluation of a programme. Medical Education (New Jersey). v. 29, p.265–272. 1995.

CASSIANI, S.; CALIRI, M.H.L.; PELÁ, N.T.R. A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 4, n. 3, p. 75-88, 1996.

CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática; 2002.

COOPER, H.; BRAYE, S.; GEYER, R. Complexity and interprofissional education. Learn Health Social Care (London). v.3, n.4, p. 179-89. 2004

DE SOUZA MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Editora Hucitec, 2000.

D’AMOUR, D.; GOULET, L.; LABADIE, J.F.; MARTÍN-RODRIGUEZ, L.S.; PINEAULT, R. A model and typology of collaboration between professional in health care organization. BMC Health Service Research. (London). v.8, n.188, p.1-14. 2008.

FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 25 ed. 2008.

GLATTFELDER, J. B. Decoding complexity: uncovering patters in economic Works. Berlin: Springer, 2012. In: Belluzzo, L.G.; Galípolo, G. Manda quem pode, obedece quem tem prejuízo. São Paulo: Contracorrente; 2017

HAMMICK, M.; FREETH, D.; KOPPEL, I.; REEVES, S.; BARR, H. A Best Evidence Systematic Review of Interprofessional Education: BEME Guide no. 9. Medicine Teacher. v.29, n. 8, p.735-51. 2007

HORDER, John. A history of the Centre for the Advancement of Interprofessional Education (CAIPE) 1987-2003. 2003.

IERVOLINO, S.A.; PELICIONI, M.C.F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v.35, n.2, p.115-21, 2001

LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990.

LIMA, V.V. Constructivist spiral: an active learning methodology. Interface (Botucatu). v.21, n.61, p.421-34. 2017.

LOWENBEWRG, J.S. Interpretative research methodology: broadening the dialogue. Advance in Nursing Science, v.16, n.2, p.57-69, 1993.

MACHADO, M.H. Profissões de saúde: uma abordagem sociológica. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz; 1995.

MATUI, J. Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna; 1995.

MENNIN, S.P.; KRACKOV, S.K. Reflections on relevance, resistance, and reform in medical education. Academic Medicine. v.73, n. 9, p. S60-S64, 1998

MIGUEL, E.R.A.; ALBIERO, A.L.M.; ALVES, R.N.; BICUDO, A.M. Trajetória e Implementação de Disciplina Interprofissional para cursos da Área de Saúde. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu. n. 22(Supl. 2), p.1763-76, 2018.

ORCHARD, C.; BAINBRIDGE, L.; BASSENDOWSKI, S.; STEVENSON, K.; WAGNER, S. J.; WEINBERG, L., & SAWATSKY-GIRLING, B. A National interprofessional competency framework. 2010

OGATA, M.N.; SILVA, J.A.M.; PEDUZZI, M., COSTA, M.V.; FORTUNA, C.M.; FELICIANO, A.B. Interfaces between permanent education and interprofessional education in health. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 55:e03733. 2021. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020018903733

Organização Mundial da Saúde. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa (WHO/HRH/HPN/10.3). Genebra; 2010.

PAGLIOSA, F. L.; DA ROS, M. A. O relatório Flexner: para o bem e para o mal. Revista brasileira de educação médica, v. 32, p. 492-499, 2008.

PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Revista de Saúde Pública. São Paulo. v.35, n.1, p.103-9. 2001

PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANT’ANNA, F.M. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1998.

THISTLETHWAITE, J. Interprofessional education: a review of context, learning and the research agenda. Medical Education. n.46, p. 58–70, 2012

THISTLETHWAITE, J.; FORMAN, D.; MATTHEWS, L. R.; ROGERS, G. D.; STEKETEE, C.; TAGRID, Y.M.A. Competencies and Frameworks in Interprofessional Education: A Comparative Analysis. Academic Medicine. v.89, p.869–875, 2014

TONG, A.; SAINSBURY, P.; CRAIG, J. Consolidated criteria for reporting qualitative research. International Journal for Quality in Health Care; v.19, n. 6: p. 349–357, 2007.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

MIGUEL, Edson Roberto Arpini; ALBIERO, Adriana Lenita Meyer; ESTEVES, Roberto Zonato; AQUILES, Grace Jaqueline; PATUSSI, Eliana Valeria; OLIVEIRA, Marcia Rosangela de Neves; ROCHA, Najara Barbosa; BICUDO, Angélica Maria. ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 6, p. 2497–2515, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/10224. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos