BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA: UM ESTUDO DE UMA LOJA QUE CONTA A HISTÓRIA DE DUAS IRMÃS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v22i2.8536

Resumo

Este artigo analisa as postagens de uma empresa do ramo varejista de moda feminina na rede social Instagram com intuito de identificar o modo como a empresa busca se comunicar com os clientes. Verificar o posicionamento de marca desenvolvido pela empresa Mundo das Gêmeas – empresa de vestuário feminino com filial em Cascavel e Foz do Iguaçu. Constitui-se um estudo qualitativo e exploratório, as quais foram analisadas inicialmente vinte postagens da empresa em redes sociais, realizando agrupamento das palavras por meio da nuvem de palavras e, posteriormente, analisando-as conforme proposto por Oliveira (2002) a qual observa que branding define a fidelidade do cliente com as marcas. Em seguida, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2010) a qual 50 postagens foram analisadas e, a partir delas, definidas quatro categorias de análise: a) Rotina no trabalho; b) Rotina pessoal e família; c) Produtos; d) Promoção. Como resultado identifica-se que a empresa não assume postura agressiva de vendas do produto na rede social. O posicionamento assumido pela loja é de preocupação com a oferta de conteúdo, tanto relacionado ao produto comercializado quanto relacionado à vida tanto pessoal como profissional das irmãs, o que contribui para a identificação e interação com os seguidores.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Neis, Univel Centro Universitário

MBA em Marketing, Propaganda e Vendas - Univel Centro Universitário - Av. Tito Muffato, 2317 - Santa Cruz, Cascavel - PR, 85806-080 - neis.claudia@gmail.com

Eric Vinicius Lucion, Univel Centro Universitário – UNIVEL

Mestre em Administração – Professor na Univel Centro Universitário - Av. Tito Muffato, 2317 - Santa Cruz, Cascavel - PR, 85806-080 – eric.lucion@univel.br

Ronaldo José Seramim, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Administração – Administrador na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul - BR-158, s/n - Zona Rural, Laranjeiras do Sul - PR, 85301-970 - ronaldoseramim@yahoo.com.br

Gustavo Yuho Endo, Business School Unoeste & UTFPR

Doutorando em Engenharia de Produção – Professor na Business School Unoeste – Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro Limoeiro – Presidente Prudente - SP – Brasil -  CEP: 19.067-175 – gustavo_endo@yahoo.com.br

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Publicado

17-12-2021

Como Citar

NEIS, Cláudia Maria; LUCION, Eric Vinicius; SERAMIM, Ronaldo José; ENDO, Gustavo Yuho. BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA: UM ESTUDO DE UMA LOJA QUE CONTA A HISTÓRIA DE DUAS IRMÃS. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 2, 2021. DOI: 10.25110/receu.v22i2.8536. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/empresarial/article/view/8536. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos