EFETIVIDADE NA APLICAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS E A PERMANÊNCIA NO MEIO RURAL: UM ESTUDO DAS PROPRIEDADES FAMILIARES DOS ALUNOS DO COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO

Autores

  • Salete Polonia Borilli
  • Caroline Barroso Martins
  • Bruna Roncatto
  • Aline Karina Migueli
  • Marisa Cristina Lange

Resumo

Este estudo faz uma análise das relações e determinantes da escolha do Curso Técnico em Agropecuária em nível médio pelos alunos egressos do Colégio Agrícola Estadual de Toledo (PR) e a permanência desses no meio rural, partindo da necessidade de se conhecer as expectativas desses estudantes em relação a sua formação profissional. Além de compreender as mediações entre educação formal e a efetividade da aplicação dos conhecimentos apreendidos na adoção de novas técnicas de cultivo, produção e gestão visando à viabilidade econômica da propriedade rural. Constatou-se que a motivação para a escolha do curso foi a afinidade com o meio rural, pois a maioria dos egressos já trabalhavam na área antes de ingressar no curso, o mercado de trabalho e a possibilidade de adquirir técnicas de cultivo e produção. Verificou-se também que a parcela dos egressos, filhos de produtores rurais que residem no meio rural permanece na propriedade e, está efetivamente aplicando os conhecimentos apreendidos no curso técnico, o que tem contribuído na adoção de novas técnicas de cultivo e de tratos com animais, maior diversificação de atividades e método na aquisição de insumos e na comercialização dos produtos. Maior conhecimento resultou em mudanças na forma de gerir a propriedade - maior controle dos custos, aumento da produtividade, cuidado com o meio ambiente e maior rentabilidade. Poucas aulas práticas e a falta de professores habilitados foram as principais deficiências do curso apontadas pelos egressos.

Downloads

Publicado

17-07-2014

Como Citar

BORILLI, Salete Polonia; MARTINS, Caroline Barroso; RONCATTO, Bruna; MIGUELI, Aline Karina; LANGE, Marisa Cristina. EFETIVIDADE NA APLICAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS E A PERMANÊNCIA NO MEIO RURAL: UM ESTUDO DAS PROPRIEDADES FAMILIARES DOS ALUNOS DO COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 14, n. 1, 2014. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/empresarial/article/view/4664. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos