EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS INDÚSTRIAS DO SETOR ALIMENTÍCIO DE CARNES E DERIVADOS

Autores

  • Alan Michel Nilson
  • Régio Marcio Toesca Gimenes

Resumo

Com este estudo objetiva-se checar a clareza das informações ambientais relatadas por empresas do setor alimentício de carne e derivados, por meio de levantamento e análise de suas demonstrações contábeis. Inicialmente construiu-se um referencial teórico sobre as práticas de evidenciação ditadas pelas contabilidades financeira e ambiental, bem como a legislação ambiental brasileira. Para verificar o comprometimento das organizações empresariais selecionadas para este estudo com a sociedade, mediante suas ações com o meio ambiente, compararam-se informações ambientais disponíveis no site da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, com aquelas disponibilizadas nos sites das empresas estudadas. Conclui-se que existem diferenças nas formas de evidenciação de informações ambientais nas demonstrações disponibilizadas no site da BOVESPA e das empresas, identificando-se falta de clareza em seus relatórios e demonstrações.

Downloads

Como Citar

NILSON, Alan Michel; GIMENES, Régio Marcio Toesca. EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS INDÚSTRIAS DO SETOR ALIMENTÍCIO DE CARNES E DERIVADOS. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 11, n. 2, 2012. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/empresarial/article/view/4004. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos