Potencial de Mercado das Regiões Paranaenses

Autores

  • Maria Clarice de Castro
  • Carlos Alberto Piacenti
  • Jandir Ferrera de Lima
  • Moacir Piffer

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o potencial de mercado e elaborar um ranking das regiões paranaenses. Para isso, utilizou-se um modelo de potencial de mercado na variante do modelo gravitacional. O potencial de mercado é dado pelo número de consumidores ali localizados com sua estrutura de preferências e renda. Pela análise, conclui-se que o grau de interdependência entre os mercados regionais das cidades analisadas mostrou-se intenso e proporcional às populações e à proximidade das mesmas. Ressalta-se que, os grandes investimentos industriais voltados para o Paraná, principalmente, para a região metropolitana de Curitiba, aceleraram o processo de concentração em direção aos grandes pólos, intensificando a influência mercadológica dos grandes centros que, cada vez mais, potencializam-se em exportadores de mercadorias e serviços.

Downloads

Como Citar

CASTRO, Maria Clarice de; PIACENTI, Carlos Alberto; LIMA, Jandir Ferrera de; PIFFER, Moacir. Potencial de Mercado das Regiões Paranaenses. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 3, n. 2, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/empresarial/article/view/1474. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos