A Adaptação Estratégica Organizacional, a Perspéctiva Institucional e da Dependência de Recursos: Uma Proposta de Complementariedade

Autores

  • Carlos Ricardo Rossetto
  • Adriana Marques Rosseto

Resumo

O texto oferece uma revisão das perspectivas Institucional e da Dependência de Recursos e descreve como elas podem ajudar na análise do estudo da adaptação estratégica organizacional. Enquanto a perspectiva Institucional salienta o determinismo ambiental como influenciador das respostas estratégicas da organização, a perspectiva da Dependência de Recursos enfatiza o voluntarismo como ponto chave da resposta dos tomadores de decisão organizacional. Os fatores chave para o estudo das estratégias propostas no processo de adaptação vão desde o gru de conformidade organizacional, dita pela primeira, até a resistência às pressões institucionais, explicada pela segunda. POrtanto, o objetivo do artigo é mostrar que a compatibização de perspectivas no estudo da adptação estratégica organizacional pode contribuir, de forma significativa, para uma melhor descrição do seu processo.

Downloads

Como Citar

ROSSETTO, Carlos Ricardo; ROSSETO, Adriana Marques. A Adaptação Estratégica Organizacional, a Perspéctiva Institucional e da Dependência de Recursos: Uma Proposta de Complementariedade. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/empresarial/article/view/1441. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos