MODELO CONCEITUAL DE INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Robériton Luís Oliveira Ribeiro Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Ingrid Winkler Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Paulo Soares Figueiredo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Morjane Armstrong Santos de Miranda Centro Universitário SENAI CIMATEC

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v24i1-008

Palavras-chave:

Transformação Digital, Inovação Disruptiva, Modelo Conceitual, Educação Básica, Estratégia de Inovação

Resumo

Proposta: As tecnologias digitais têm acelerado inovações que influenciam novos hábitos de consumo e viabilizam modelos de negócios, inclusive de potencial disruptivo. Porém, os conceitos de Transformação Digital e dos tipos de Inovação ainda são diversos na literatura. Este trabalho propõe um Modelo Conceitual de Inovação e Transformação Digital (MCI&TD) para apoiar as estratégias de Inovação e Transformação Digital das organizações. Metodologia: Este estudo, de abordagem metodológica da Design Science Research (DSR), foi realizado em sete etapas, desde a identificação do problema até a comunicação dos resultados. O MCI&TD foi preliminarmente validado no contexto de uma escola privada de educação básica. Resultados: As análises com apoio do MCI&TD revelaram que a escola tem investido mais em Inovações com Objetivos de Sustentação, que o ensino online como resposta aos impactos da COVID-19 não se caracteriza como Inovação Disruptiva, e que há oportunidades de viabilizar acesso à educação básica através de Inovações Disruptivas direcionadas ao não consumo. Originalidade: Este trabalho é uma contribuição para o campo das estratégias de inovação e transformação digital, e propõe um modelo original, validado preliminarmente, que visa contribuir para a Teoria da Inovação e auxiliar as organizações a caracterizarem suas iniciativas de Inovação e Transformação Digital, de modo a apoiá-las na formulação de estratégias mais aderentes ao alcance de seus objetivos.

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Publicado

14-08-2023

Como Citar

RIBEIRO, Robériton Luís Oliveira; WINKLER, Ingrid; FIGUEIREDO, Paulo Soares; DE MIRANDA, Morjane Armstrong Santos. MODELO CONCEITUAL DE INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 138–161, 2023. DOI: 10.25110/receu.v24i1-008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/empresarial/article/view/10395. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos