JOGO DA ONÇA, UMA PROPOSTA ETNOMATEMÁTICA CONSTRUÍDA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO RACIOCÍNIO LÓGICO

Autores

  • Fabiana Maria Rodrigues de Araújo
  • Jirlande de Jesus Luz
  • Welkeson Pinheiro Nascimento
  • Ana Valéria Borges de Carvalho Melo
  • Edvaldo César Oliveira
  • Wilbertt José de Oliveira Moura
  • André Luiz Ferreira de Carvalho Melo

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-004

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Etnomatemática, Meio Ambiente, Materiais Recicláveis, Jogos

Resumo

Os jogos indígenas são atividades lúdicas que congregam entre si o mundo material e imaterial de cada etnia. Nessa perspectiva, o jogo da onça é uma proposta didática que tem como estimular o raciocínio lógico, o pensamento entre outras habilidades importantes para o desenvolvimento educacional dos educandos. Em outra perspectiva, o uso de materiais recicláveis, como metodologia de ensino, trabalha dois tipos importantes de conhecimentos, a importância de se reciclar e a dinamicidade no ensino aprendizado. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral: Identificar as contribuições de jogos indígenas construídos a partir de materiais recicláveis no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Do ponto de vista do percurso metodológico, a pesquisa consistiu em uma revisão de literatura, seguida de uma pesquisa de campo com forma de abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva, realizada por meio de um estudo de caso. Os resultados apontam para uma significativa importância do uso de jogos com materiais recicláveis nas atividades de ensino de matemática para o desenvolvimento da concentração e do raciocínio lógico de alunos da educação básica. O Jogo da Onça se apresentou como uma importante ferramenta educativa no estudo desenvolvido, sendo, portanto, uma alternativa etnomatemática para o desenvolvimento dos educandos.

Referências

BELON, F. dos S. Et al. Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino. Brazilian Journal of Development. V.7, 2021

BEZERRA, N. P. SANTOS, R. G. dos. A IMPORTÂNCIA DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. IV SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. V. 4, 2018.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica. 2005

FARIA, R. E. O. de; ARAÚJO R. B.; BAUMANN, A. P. P. JOGO DA ONÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS DE MATEMÁTICA PARA TURMA DE EAJA. VI Encontro Goiano de Educação Matemática. V. 6, 2017.

FREIRE, G. D. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. Editora Gaia. São Paulo-SP, 2006.

LINS, L. R. do R. T. Et al. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: JOGO DA MEMÓRIA ELABORADO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E JOGO QUEBRACABEÇA NO ENSINO MÉDIO. VI CONEDU, 2017

MACEDO, S. da S. Et al. Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Research, Society and Development. V. 8, 2019. https://doi.org/10.33448/rsdv8i3.756

MONTEIRO, Sabrina; PISSAIA, Luís Felipe; NUNES, Juliana Coelho Araujo. Etnomatemática: Um campo empírico para análise de estudos de um Evento Científico. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. e19881143, 2019.

MOREIRA, C. S. Aprendizagem baseada em problemas: relato de uma experiência no ensino em contabilidade. Revista Mineira de Contabilidade. V. 21, 2020.

NOVAK, M. S. J.; FRANCO. E. da S. N. Jogos matemáticos e a formação de professores indígenas nos anos iniciais do ensino fundamental. ACTIO. V. 4, 2019.

PEREIRA, E. da S. Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA. Id on Line Rev. Mult. Psic. V.14, 2020.

PEREIRA, V. L. de S. O uso dos jogos, como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático nas series iniciais do Ensino Fundamental. Revista Psicologia & Saberes. V. 9, 2020b.

SALES, D. O. O lúdico enquanto importante ferramenta para o ensino da educação financeira na fase infantil. Akrópolis. V. 28, 2020.

REIS, A. Q. M.; NEHRING, C. M. A contextualização no ensino da matemática: concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa. V. 19, 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p339-364

SILVA, A. A. Em busca do dialogo entre duas formas distintas de conhecimentos matemáticos. Tese de doutorado em Educação. São Paulo: Faculdade de Educação da USP. 2008.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

DE ARAÚJO, Fabiana Maria Rodrigues; LUZ, Jirlande de Jesus; NASCIMENTO, Welkeson Pinheiro; MELO, Ana Valéria Borges de Carvalho; OLIVEIRA, Edvaldo César; MOURA, Wilbertt José de Oliveira; MELO, André Luiz Ferreira de Carvalho. JOGO DA ONÇA, UMA PROPOSTA ETNOMATEMÁTICA CONSTRUÍDA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO RACIOCÍNIO LÓGICO. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 54–62, 2023. DOI: 10.25110/akropolis.v30i2-004. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/9977. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos