ANÁLISE DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DO CHOCOLATE CREME DE LACREME

Autores

  • Marcos Oliveira Campos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Renata Marques Roberto Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i1.8818

Resumo

O presente estudo investigou o anúncio publicitário do chocolate Creme de LaCreme, pertencente a empresa Cacau Show, objetivando identificar os valores ideológicos presentes em tal propaganda. Teoricamente, fundamentou-se nos pressupostos de Alves (2008), Baudrillard (2002), Belk e Costa (1998), Bergson (1987), Carvalho (2002), Finestrali e Garrido (2010), Freitas e Silveira (2004), Garboggini (2008), Giddens (2002), Ghilardi-Lucena e Possati (2010), Kuazaqui (2012), Leschonski (2017), Lipovetsky (2000), Lüsher (1989), Nascimento e Santos (2010), Pires e Ferraz (2008), Schulz e Guedes (2014) e Vestergaard e Schroder (2000). Metodologicamente, foram analisados dois anúncios publicitários do mesmo produto veiculados na mídia: LaCreme – Je Taime Demais e LaCreme RockStar, buscando identificar, principalmente, os valores ideológicos inferidos nos mesmos. Como resultados foram apontados valores como requinte, tradição, sensualidade e sexualidade atrelados ao produto, como formas de seduzir o cliente a consumir o produto.  Finalmente, conclui-se que a presente pesquisa oferece contribuição para o estudo de anúncios publicitários em relação à linguagem verso-visual utilizadas; e, principalmente, no que diz respeito aos ideais implícitos na publicidade com o intuito de atrair o consumidor final.

Biografia do Autor

Marcos Oliveira Campos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio; Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2020); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB/RJ (2011); Licenciado em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas como bolsista integral do Programa Universidade para Todos (ProUni) pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2008); Licenciado em Letras Língua Espanhola pela Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR (2018); Graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista - UNIP (2018); Possui habilitação para o magistério nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e em Educação Infantil através do Curso Normal do Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral - CEMBRA (2005). Atualmente é Coordenador de TI da Secretaria de Educação do município de Paraty - RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunicação, informática educativa, inclusão digital, cultura digital, escrita, telefonia, computação e internet.

Renata Marques Roberto, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU; Especialista em English and Translation pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB (2009); Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco - FFCLDB (2005). É professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC RJ. É Diretora de Planejamento na Secretaria Municipal de Fazenda, Receita e Planejamento da Prefeitura Municipal de Porto Real - RJ. É administradora da empresa JRA Transporte Executivo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em acompanhamento de estrangeiros. Tem experiência em Administração Pública, com ênfase em Orçamento e Planejamento.

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Publicado

23-09-2022

Como Citar

CAMPOS, Marcos Oliveira; ROBERTO, Renata Marques. ANÁLISE DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DO CHOCOLATE CREME DE LACREME. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/akropolis.v30i1.8818. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/8818. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão