A MEDICALIZAÇÃO ENQUANTO UM DESAFIO PARA A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.8646Resumo
Frente ao aumento nos números de diagnósticos e, por consequência, a medicalização de crianças no período escolar, o presente artigo apresenta uma breve construção histórica dos “problemas escolares”, a ascensão da medicalização como suposto recurso pedagógico e o papel e compromisso da psicologia frente a tal complexidade. Tendo como objetivo problematizar tal fenômeno, sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural. Esta pesquisa bibliográfica, soma-se a outras publicações críticas, fazendo a defesa de que aquilo que é conquista da humanidade, material e idealmente, possa estar acessível a todos os sujeitos humanos. Conclui-se, que no desenvolvimento de crianças e adolescentes precede a importância da educação escolar, do professor enquanto mediador social e a aprendizagem como antecessora ao desenvolvimento.
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