UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO FEMININO: UMA ANÁLISE DA OBRA O SEGUNDO SEXO DE SIMONE DE BEAUVOIR
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.8376Resumo
O presente trabalho tem como objetivo lançar um olhar para a construção do feminino a partir da perspectiva de Simone de Beavouir, em especial da obra “O Segundo Sexo”. Na construção deste, levou-se em consideração as contribuições que a mesma desenvolveu para compreender a constituição do feminino e como as relações sociais e culturais influenciam na construção de um estereótipo sob o ser mulher. Buscou-se refletir e dar visibilidade a uma temática que continua ainda sendo muito negligenciada da sociedade. E na maioria das vezes apresentada em um discurso que nos remete a uma sociedade patriarcal, onde a mulher seja submissa ao marido e ao lar e o homem como o único provedor da família. Apesar disso, a sociedade segue avançando muito em certos aspectos da independência e conquista feminina, e é importante que a psicologia lance seu olhar sob essas mulheres, suas vivências e o significado que dão para seu existir, e para este ideal nomeado por regras patriarcais de “feminino”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.