A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.8307

Resumo

O presente artigo busca discutir a atuação do psicólogo na Política Pública de Assistência Social no Brasil, suas competências e atividades, bem como seus desafios, com maior foco em como se dá esta prática dentro da Proteção Social Básica (PSB), no contexto dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) centralizando-se no atendimento de crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa teórica, utilizando-se do método de artigo de revisão de literatura (ARL), que objetivou demonstrar a importância de um profissional de Psicologia neste espaço com o público em questão, apresentando como os conhecimentos desta ciência podem contribuir na construção de sujeitos críticos e conscientes de seus direitos e deveres, protagonistas de suas próprias histórias. Também tem função de dar ouvidos e voz a este público, além de trazer impactos positivos na subjetividade e nos vínculos familiares e comunitários que podem ser observados, possibilitando condições de melhora e superação das vulnerabilidades que os atravessam. Sendo assim, o artigo é de extrema relevância para ampliar os conhecimentos sobre esta área que ainda é pouco explorada, auxiliando na compreensão de que a sociedade pode se desenvolver de maneira concreta através dos serviços oferecidos pela Assistência Social, garantindo a prevenção e proteção para que não haja violação de direitos, com o psicólogo presente neste campo de atuação como parte da equipe, visando melhorias nas condições de vida dos sujeitos e famílias.

Biografia do Autor

Amanda Ferreira Costa

Acadêmica de Psicologia na Universidade Paranaense - UNIPAR

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

ALCARRIA, Emillyn Rodrigues; COSTA, Amanda Ferreira; MARTINS, Tayná Ceccon. A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/akropolis.v30i2.8307. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/8307. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos