GÊNERO DICIONÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA ANALÍTICO-TEÓRICA SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.8139Resumo
O ensino de língua/linguagem por meio da perspectiva dos gêneros discursivos é uma abordagem que permeia os livros didáticos de língua portuguesa desde a adoção da teoria bakhtiniana na elaboração desses manuais. Dessa maneira, segundo Bahktin (1997), entre gêneros relativamente estáveis, encontramos o dicionário. Assim, como proposta analítico-teórica, sob a luz da teoria deste teórico, pretendemos entender como o gênero dicionário é abordado em um livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para tanto, consideramos como material de análise um livro selecionado para uso na rede pública de ensino e, pretendemos, como isso, observar como ocorre o encadeamento metodológico do ensino de língua/linguagem com base nesse gênero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.