AS PERSPECTIVAS DO ATO DE AVALIAR EM SALA DE AULA E A AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE PORTO VELHO EM RAZÃO DO SAEB

Autores

  • Wendell Fiori Faria UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR
  • Rosenilda Caetano Universidade Federal de Rondônia.
  • Josineide Macena Silva Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.8116

Resumo

O presente artigo visa realizar uma reflexão sobre conceituação de avaliação e alguns de seus aspectos históricos no Brasil, mediante abordagem histórico-critica  a partir de uma revisão bibliográfica. Ressalta-se que no âmbito educacional em algumas situações executa-se o ato de avaliar com a única finalidade de classificar o ensino, o aluno e o trabalho professoral. Além disso, desde o ano de 2007, o Governo Federal implantou a avaliação sistêmica aplicada para os estudantes de alguns anos escolares do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como meta verificar a aprendizagem e apresentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todo território brasileiro. Sendo assim, buscou-se respostas para a respectiva problemática: como a avaliação sistêmica na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho poderá contribuir para melhoria da aprendizagem de modo a subsidiar a qualidade da prática pedagógica para os alunos? O objetivo geral deste artigo consistiu em identificar algumas contribuições da avaliação sistêmica para melhoria da aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho a partir do ano de 2017 na responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. A metodologia utilizada pautou-se no levantamento de bibliografias com abordagem qualitativa sobre a temática. Conclui-se que existe a necessidade de repensar as práticas avaliativas na escola, assim como no sistema municipal e federal de ensino, pois, há evidências que o estudante na contemporaneidade apresenta um novo perfil a ser formado diante do advento tecnológico e das inúmeras questões socioemocionais, o que remete a importância de também avaliar o estudante em aspectos intelectuais, físicos, culturais e emocionais.

Biografia do Autor

Wendell Fiori Faria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Professor adjunto IV da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em educação – MEDUC; Membro do Grupo de Pesquisa Práxis. Contato: professorfiori@gmail.com;

Rosenilda Caetano, Universidade Federal de Rondônia.

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Pedagogia pela Uniron

Josineide Macena Silva, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

FARIA, Wendell Fiori; CAETANO, Rosenilda; SILVA, Josineide Macena. AS PERSPECTIVAS DO ATO DE AVALIAR EM SALA DE AULA E A AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE PORTO VELHO EM RAZÃO DO SAEB. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/akropolis.v28i2.8116. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/8116. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão