AS PERSPECTIVAS DO ATO DE AVALIAR EM SALA DE AULA E A AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE PORTO VELHO EM RAZÃO DO SAEB
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.8116Resumo
O presente artigo visa realizar uma reflexão sobre conceituação de avaliação e alguns de seus aspectos históricos no Brasil, mediante abordagem histórico-critica a partir de uma revisão bibliográfica. Ressalta-se que no âmbito educacional em algumas situações executa-se o ato de avaliar com a única finalidade de classificar o ensino, o aluno e o trabalho professoral. Além disso, desde o ano de 2007, o Governo Federal implantou a avaliação sistêmica aplicada para os estudantes de alguns anos escolares do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como meta verificar a aprendizagem e apresentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todo território brasileiro. Sendo assim, buscou-se respostas para a respectiva problemática: como a avaliação sistêmica na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho poderá contribuir para melhoria da aprendizagem de modo a subsidiar a qualidade da prática pedagógica para os alunos? O objetivo geral deste artigo consistiu em identificar algumas contribuições da avaliação sistêmica para melhoria da aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho a partir do ano de 2017 na responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. A metodologia utilizada pautou-se no levantamento de bibliografias com abordagem qualitativa sobre a temática. Conclui-se que existe a necessidade de repensar as práticas avaliativas na escola, assim como no sistema municipal e federal de ensino, pois, há evidências que o estudante na contemporaneidade apresenta um novo perfil a ser formado diante do advento tecnológico e das inúmeras questões socioemocionais, o que remete a importância de também avaliar o estudante em aspectos intelectuais, físicos, culturais e emocionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.