CENTROS DE MEMÓRIA: UMA TENTATIVA DE EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ

Autores

  • Felippe Estevam Jaques Unespar – Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.8096

Resumo

O objetivo do presente estudo preliminar é analisar a tentativa de implementação dos chamados Centros de Memória proposta pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR) em 2017, a partir das atividades desenvolvidas pelo Museu Escolar Paranaense (MEP). Essa iniciativa buscou mobilizar a equipe diretiva e pedagógica para que criassem grupos de trabalho (GT) com professores e demais membros da comunidade escolar com o intuito de fazerem uma varredura em seus almoxarifados, depósitos ou outros lugares dentro da escola que pudessem conter objetos que formassem o patrimônio material. Além disso, também organizar estratégias para resguardar saberes e fazeres de ex-alunos, ex-professores e ex-funcionário a partir da coleta de depoimentos e outros meios que auxiliem na preservação do chamado patrimônio imaterial. Apesar de ter havido um esforço no sentido da organização burocrática por parte da SEED/PR como a produção de documentos norteadores, orientações e a necessidade de constar o referido projeto nos documentos oficiais escolares (Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica Curricular), não houve a efetiva realização dos Centros de Memória nas instituições de ensino. Nossa proposta é olhar, a partir do viés da educação patrimonial, as possíveis razões desse não efetivação do projeto.

Biografia do Autor

Felippe Estevam Jaques, Unespar – Campo Mourão

Mestrando Profissional em Ensino de História

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Publicado

21-12-2020

Como Citar

JAQUES, Felippe Estevam. CENTROS DE MEMÓRIA: UMA TENTATIVA DE EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/akropolis.v28i2.8096. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/8096. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa