EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES: DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Raynan Henrique Silva Trentim UNIVERSIDADE PARANAENSE
  • Tereza Rodrigues Vieira UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i2.7636

Resumo

O fundamental escopo do presente trabalho é conjeturar acerca da problematização da temática concernente às sexualidades e gêneros no ambiente escolar. Por meio de pesquisa bibliográfica almeja-se demonstrar que a criança e o adolescente têm direito à informação sobre seu corpo e seu funcionamento, bem como respostas atinentes às sexualidades e aos gêneros. Contudo, o enfoque deverá ser conduzido observando-se aspectos da conduta científica e humanista, evitando-se permeio pelo instigado universo do senso comum. A criança e o adolescente têm direito à educação inclusiva, que perpassa e quebra diversos tipos de preconceito e discriminação de caráter sexual e de gênero, uma vez que não se pode labutar na educação ignorando estas manifestações. A legislação zela pela dignidade da criança e do adolescente, portanto a erradicação do preconceito deve ser questão fundamental para a inclusão escolar e o exercício da cidadania sem discriminação.

Biografia do Autor

Raynan Henrique Silva Trentim, UNIVERSIDADE PARANAENSE

direito

Tereza Rodrigues Vieira, UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR

Pós Doutorado pela Université de Montreal, Canadá. Possui Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo./Université Paris (1995) (sandwich)

Downloads

Publicado

23-12-2019

Como Citar

TRENTIM, Raynan Henrique Silva; VIEIRA, Tereza Rodrigues. EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES: DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 2, 2019. DOI: 10.25110/akropolis.v27i2.7636. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/7636. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa