MUÇULMANOS NO BRASIL: ADAPTAÇÕES E ESPECIFICIDADES NOS SÉCULOS XX E XXI
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7506Resumo
O texto busca compreender sobre o Islã, observando algumas de suas principais características, história e influências no contexto contemporâneo. Objetivamos entender a trajetória dessa religião no Brasil, com foco no século XX e XXI, analisando suas práticas religiosas e adaptações. Buscamos também analisar as relações sociais dos muçulmanos no Brasil, notoriamente de maioria cristã, abordando questões como o preconceito e a intolerância religiosa, temas que são pertinentes em nosso cotidiano. Estudar os muçulmanos no Brasil significa entender sua religião num contexto “minoritário” e ressignificar estereótipos difundidos pelas mídias, os quais são perpassados pelo senso comum. A metodologia utiliza fontes bibliográficas, contando com o método proposto por Astor A. Diehl, com a interpretação das fontes, a fim de promover maior cientificidade à pesquisa. Utilizamos obras de referência, tais como: “A Cruz e o Crescente”, de Richard Fletcher; "Dicionário de Conceitos Históricos", de Maciel Henrique da Silva e Kalina Vanderlei da Silva; “Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente”, de Edward Said, além de artigos, traduções do Alcorão e livros de cunho instrucional para muçulmanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.