DIREITOS DA PERSONALIDADE FRENTE À LIBERDADE DE EXPRESSÃO: PONDERAÇÃO DOS DIREITOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.7456Resumo
O presente trabalho versa sobre a colisão entre direitos da personalidade e liberdade de expressão, apresentando, preliminarmente, o conceito e características dos direitos da personalidade com relevância aos principais direitos que entram em rota de colisão no cotidiano, passando então, as premissas importantes para entender a colisão e sua ideal solução. Com finalidade de compreender melhor o estudo em evidência, coloca-se à mostra o conceito e as diferenças entre regras e princípios, uma vez que, cada uma detém maneiras distintas de solucionar a problemática e, com objetivo de determinar o tipo de colisão que se enfrenta quando se trata de direitos da personalidade e liberdade de expressão. Por fim, será analisado o equacionamento do problema e feita a apresentação da solução constitucionalmente adequada, assim sendo, a ponderação dos valores no caso concreto, buscando a harmonização dos direitos em colisão por meio do princípio da proporcionalidade e seus subprincípios. Longe, porém, de dar uma solução concreta as problemáticas enfrentadas no dia a dia, visto que cada situação deve ser analisada concretamente, pois não há uma decisão única aplicável a todos os casos, estando os direitos fundamentais sujeitos à análise quanto à validade e também quanto ao peso.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.