IMPLICAÇÕES DOS UNIVERSITÁRIOS NA ESCOLHA PROFISSIONAL: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.6808Resumo
O artigo refere a uma revisão bibliográfica que utilizou vários autores compreendidos pela Orientação Profissional (OP) e Re-orientação Profissional (REO) a fim de compreender as questões que demandam a necessidade de um processo de reorientação profissional no contexto universitário, as contribuições do suporte institucional e do profissional de psicologia. Constitui de um estudo que visa discutir quais fatores estão relacionados à satisfação e insatisfação do universitário mediante ao curso escolhido e os motivos que fez optar pela transferência de curso. Estrutura-se através da explanação sobre o papel do profissional de psicologia dentro da instituição onde possa acolher, escutar e levantar as intervenções necessárias para cada demanda específica, trabalho este em conjunção com a instituição. Busca uma reflexão sobre o processo de re-orientação profissional percebida pelo profissional da psicologia a fim de encaminhar e proporcionar ao universitário a melhor forma possível ao processo de reescolha profissional. Conclui-se que é fundamental às instituições de ensino superior se atentarem para a importância do apoio e o acolhimento aos seus alunos para estes saberem lidar com o impacto que a Universidade tem sobre seu desenvolvimento pessoal e emocional no que se refere a escolha da profissão, facilitando o desenvolvimento da identidade profissional. A Universidade deve servir de campo de realização pessoal dos universitários com a futura profissão, e para tal, além de auxiliar seus alunos na inserção do mercado de trabalho, devem manter os vínculos destes com a instituição.
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