ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Nelma Aparecida Montemor

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i1.6683

Resumo

O presente artigo corresponde a uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental, tomando por base a alfabetização como direito assegurado na Lei 9394/96. A análise realizada nos leva a uma reflexão a respeito da interação da leitura e da escrita com o conhecimento prévio que a criança possui da sua vida cotidiana, ou seja, trabalhar a leitura e a escrita através das práticas sociais. Para realizar essa pesquisa nos pautamos nos estudos de Psicogênese desenvolvidos por Emília Ferreiro e seus colaboradores. Como resultados, observamos que é necessário uma nova prática alfabetizadora capaz de proporcionar ao educador e ao educando a capacidade de ensinar e aprender com qualidade.

Biografia do Autor

Nelma Aparecida Montemor

Educação

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

MONTEMOR, Nelma Aparecida. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 1, 2020. DOI: 10.25110/akropolis.v28i1.6683. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/6683. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão