DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DE CONTROLE DE PRESENÇAS DE ACADÊMICOS COM USO DE RECONHECIMENTO ATRAVÉS DE BIOMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i1.6677Resumo
O processo de reconhecimento biométrico vem sendo aplicado há muito tempo, consistindo em uma alternativa para a identificação de pessoas, uma vez que apresenta características importantes para buscar o reconhecimento de padrões únicos que identificam os indivíduos. Dentre os reconhecimentos biométricos, a biometria digital, que utiliza como fonte de dados as impressões digitais, é a mais difundida, pois apresenta a facilidade da coleta das informações, bem como oferece uma boa margem de segurança quanto a identificação. Este tipo de reconhecimento possibilita a implementação de uma série de controles que são aplicados nos mais diversificados usos, sendo que para isto são utilizados equipamentos específicos para esta finalidade. No mercado existem vários tipos de equipamentos com este objetivo, porém como em qualquer equipamento, sempre vão existir necessidades que não são contempladas ou que são implementadas de forma diferente do que é exatamente o desejo do usuário, ou ainda, com uma série de funcionalidades que não serão utilizadas e acabam por onerar o equipamento, impactando diretamente no orçamento do projeto a ser implantado. Neste contexto, o presente trabalho busca demonstrar uma forma alternativa de implementação deste tipo de controle, utilizando o conceito de hardware livre através do Arduino, que possibilita a construção de projetos de equipamentos que, interligados com outros dispositivos, como o leitor de digitais, por exemplo, possam originar novos produtos com funcionalidades adequadas aos requisitos levantados. Além da parte física, o texto também apresenta a aplicação desenvolvida, que viabiliza a implementação de soluções para as necessidades apresentadas. A aplicação escolhida como forma de validação do processo foi algo que toma muito tempo dos professores em instituições de ensino, ou seja, o registro da presença dos alunos. Tarefa esta que demanda um tempo razoável que poderia estar sendo aplicado com mais propriedade no processo ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.