DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL A RE-ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO FRENTE AO ATUAL CENÁRIO DE MUDANÇAS PROFISSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i1.6670Resumo
O presente artigo pretende ressaltar aspectos acerca da atuação do psicólogo enquanto orientador e reorientador profissional, e o quão amplo é este processo, tendo em vista seus ricos subsídios teóricos e práticos para o cenário contemporâneo, que tem apresentado uma vasta demanda desta prática em diversas circunstâncias perpassadas pelos sujeitos. Na busca de um trabalho preventivo e simultaneamente que promova qualidade de vida, apresentamos as possibilidades em que se pode servir da reorientação; um breve histórico desta prática no Brasil e as principais teorias psicológicas que dão suporte à orientação profissional. Para atingir os objetivos desta pesquisa foi realizado um cauteloso garimpo das revisões bibliográficas. Com o estudo, pode-se concluir que a práxis do psicólogo na orientação profissional ou na re-orientação profissional requer conhecimentos teórico, metodológico e das singularidades de cada sujeito (orientando ou re-orientando) e do contexto onde os mesmos estão inseridos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.