INDIVIDUALIDADE E PÓS-MODERNIDADE NO PENSAMENTO DE BAUMAN E NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i2.6398Resumo
O conceito de individualidade é amplamente discutido nas ciências humanas, perpassando várias disciplinas (Psicologia, Filosofia, Ciências Sociais, História, Geografia e Educação). O presente artigo tem como intuito investigar alguns aspectos desse conceito para Zygmunt Bauman na obra “Modernidade Líquida” e para autores da psicologia histórico-cultural. Primeiramente apresentamos como Bauman relaciona a individualidade com sua concepção de modernidade líquida, na sequência discutimos os pressupostos da concepção histórico-cultural de indivíduo e sociedade e por último concluímos pela comparação epistemológica entre os autores, examinando as possíveis aproximações e/ou distanciamentos entre eles.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.