CARACTERIZAÇÃO DA ILUMINÂNCIA EM AMBIENTES SACROS EM UMUARAMA - PR
Resumo
A iluminação caracteriza um ambiente, pois ela é resultado do tipo de atividade a ser desempenhado nele, além disso, ela precisa atender aos parâmetros recomendados pela norma. Porém, em certos tipos de ambientes, como igrejas, é necessário que essa iluminação seja trabalhada de uma forma mais simbólica, pois cada espaço possui uma ambiência própria. Este trabalho toma como objetivo a caracterização da iluminância nos ambientes sacros por meio do estudo de caso de duas igrejas no município de Umuarama-PR, a partir da obtenção do nível de iluminância desses ambientes e verificação destas de acordo com as exigências da normativa vigente NBR 8995-1. Foram realizados monitoramentos em três períodos diferentes: matutino, vespertino e noturno, com medições da iluminância natural, composta e artificial. Os dados obtidos foram tabulados para a determinação da iluminância média sobre a superfície de trabalho, sua diversidade e uniformidade. A iluminância aferida nas igrejas apresentou-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão tanto do tipo de iluminação, quanto pelas próprias características físicas do edifício.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.