A História Cultural: métodos e definições
Resumo
Tornou-se corriqueira a afi rmação de que houve uma reviravolta nos estudos históricos, a partir dos anosde 1960, culminando numa completa reformulação das abordagens, ou seja, dos enfoques econômicos e sociais
em direção à ‘Nova História Cultural’.
O novo livro de Francisco José Calazans Falcon demonstra o alcance e os limites da afi rmação acima. O
texto História Cultural foi dividido em cinco capítulos, nos quais o autor analisa a historiografi a contemporânea e
a problemática de seus campos de pesquisa, logo em seguida verifi ca o campo problemático da história da cultura,
com vistas a pontuar as diferenças entre a História da Cultura e a História Cultural. Observa em seguida suas
interações e defi ciências e, por fi m, avalia as inovações e os limites da História Cultural.
Para ele o prestígio atingido pela História Cultural é um fato bastante recente, mas enquanto campo de
investigação ela é proveniente do século XIX: “novo, neste caso (...) é o processo, ainda em curso, de redefi nição
dessa História e das suas relações com a História Social”. Para este, data dos anos de 1970, com o crescimento
do número de pesquisas, e pelo prestígio então alcançado pela História das Mentalidades o aparecimento de
‘novos’ temas culturais, e que “passavam a ser objeto de investigação histórica, simultaneamente à divulgação de
abordagens e concepções teóricas distintas da tradicional História da Cultura” (2002, p. 12).
Analisa a proximidade de desenvolvimento entre a História Cultural e a História Social, ainda que
suas trajetórias sejam distintas. Houve oscilações conceituais para ambos os campos. Segundo o autor, tratase
“portanto de tentar perceber as implicações historiográfi cas dessa espécie de jogo terminológico/conceitual
onde os historiadores se habituaram a referir-se a ‘o social’, ‘o econômico’, ‘o político’ e ‘o cultural’ como se
cada um destes constituísse de fato uma região ou dimensão do real cujas expressões disciplinares deveriam
ser, na história, a História Social, a História Econômica (...) sem que se saiba ao certo se tal compartimentação
disciplinar pode/deve pressupor ou não uma defi nição de métodos, objetos e abordagens específi cos” (2002, p.
14). Essas são questões que demonstrariam, segundo o autor, certas conexões entre o social e o cultural, reveladas
mais diretamente quando se verifi ca conceitos e processos como o de representação, a linguagem, ou mesmo no
discurso, ou no texto.
Para ele, muito embora existam proximidades entre o social e o cultural, a “história da História tem
demonstrado (...) a especifi cidade da História Cultural, ou seja, a difi culdade ou mesmo a inviabilidade de pensála
ainda em termos dos esquemas tradicionais que legitimaram, e ainda legitimam, a maior parte das disciplinas
históricas” (2002, p. 79). Indica que esta não é umas das muitas outras “disciplinas históricas especializadas e
defi nidas em função das respectivas temáticas” nem é um “certo tipo de enfoque ou de abordagem” ou ainda um
espaço distinto em termos hierárquicos, defi nido em termos de relações com outros espaços do ‘real’.
Por fi m, o autor observa que é um setor ainda pouco desenvolvido teórica e metodologicamente, muito
embora esteja no centro das atenções “prejudicado pela divisão mais antiga e inabalável entre as disciplinas
academicamente institucionalizadas” (2002, p. 103). Por outro lado, segundo ele, a noção de cultura ainda é pouco
operacional, e as relações da história cultural com a antropologia caracterizariam, antes que suas defi ciências, o
seu caráter pluridisciplinar.
Ao fi nal da leitura, fi ca-se instigado a se conhecer com maiores detalhes a história da história cultural, seus
principais interlocutores e suas pesquisas. Todavia, convêm ressaltar que este não é um livro para principiantes.
Embora possua uma abordagem didática do tema, seja muito bem escrito e detalhado, o autor o escreveu para
um público de iniciados no assunto. Quase sempre, indica um autor, mas não a obra que está comentando, e as
vezes faz a indicação, mas sem referências as páginas, obrigando ao leitor antecipadamente conhecer os autores
discutidos e as referências. A própria coleção só inclui as notas ao fi nal do texto, sem o complemento das referências
bibliográfi cas, onde provavelmente constariam os títulos comentados, mas não indicados no texto ou nas notas.
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