A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM PACIENTES SOB CUIDADOS PALIATIVOS
Resumo
Os cuidados paliativos configuram-se como os cuidados propostos aos pacientes cuja doença não é mais responsiva à cura, visando minimizar o máximo possível o sofrimento físico e psíquico provocados. Cabe salientar que estes cuidados não agem sobre a doença, mas sobre o paciente, buscando proporcionar-lhe uma melhor qualidade de vida. Os pacientes participam ativamente durante o processo, tendo sua autonomia preservada. Neste sentido, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a atuação do psicólogo perante esses pacientes que se encontram sob cuidados paliativos, verificando possibilidades de intervenções no processo. Foi possível analisar que o psicólogo é indispensável neste contexto, e inserido em uma equipe interdisciplinar, atua na compreensão do indivíduo como um ser biopsicossocioespiritual, respeitando-o em suas particularidades e oferecendo o apoio necessário ao paciente e sua família, criando condições favoráveis de adaptação diante da doença.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.