OS EFEITOS DA INTEGRAÇÃO DO DIREITO FRATERNO: ACESSO E PERMANÊNCIA DO DEFICIENTE NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Buscou-se com este trabalho, através da pesquisa documental e bibliográfica, apresentar um panorama sobre a inclusão de deficientes no ensino superior, revelando as principais dificuldades que estas pessoas encontram nestes ambientes de ensino. Pelo pesquisado notou-se a necessidade de uma melhor formação do corpo docente, iniciando em sua grade curricular e pedagógica, pois, em muitos casos, o professor mostra-se despreparado para agir frente a um estudante deficiente. Mostra-se assim que, é indispensável não só a participação do Estado, atuando como legislador de normas que garantam e assegurem direitos e acessibilidade, mas também a participação e a aceitação por parte das pessoas. O fator Cultural e social são tão ou mais importantes quanto o fator lei. Ainda, remetendo à origem do tripé de ideais que impulsionaram a Revolução francesa, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, buscou-se mostrar a presença deste último na Constituição e nas normas do Direito brasileiro, além de sua conceituação, que tem sido confundida e deturpada com o passar dos anos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.