AQUISIÇÃO DA ESCRITA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS

Autores

  • Tatiane Henrique Sousa Machado Universidade Paranaense - UNIPAR

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como os conceitos de aquisição da escrita, alfabetização e letramento têm sido analisados nos estudos vinculados à educação e à linguística. Para tanto recorremos a uma pesquisa bibliográfica ancorada nos principais autores que se dedicaram a elucidar esses processos, seja pelo viés educacional ou linguístico. Pode-se perceber que o processo de aquisição da escrita não é concebido de modo uniforme dentre os pesquisadores, sendo fundamental aos docentes saberem qual a perspectiva teórica a qual se filiam, o que produzirá consequências no processo de alfabetização, no Brasil, vinculado ao ensino institucionalizado, mas também poderá levar em consideração as diferentes práticas de letradas com a qual o sujeito convive.

Biografia do Autor

Tatiane Henrique Sousa Machado, Universidade Paranaense - UNIPAR

Downloads

Publicado

17-03-2016

Como Citar

MACHADO, Tatiane Henrique Sousa. AQUISIÇÃO DA ESCRITA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/5588. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos