A CONSTRUÇÃO DE VALORES E LIBERDADE: A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE REFLEXÃO MORAL E EXISTENCIAL SEGUNDO SARTRE
Resumo
O presente trabalho investiga a dimensão ética da existência humana e a constituição de valores de acordo com a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre. A realidade humana, nessa perspectiva filosófica, não se descreve como sendo uma natureza transcendente ou biológica, mas uma condição de liberdade que consequentemente conduz às ideias de escolha e responsabilidade pelas ações humanas e suas consequências. Essa liberdade existencial se manifesta também no aspecto ético da existência humana, no sentido de que não há uma moral fundamental e transcendente que oriente a conduta humana, mas que o homem pode construir seus próprios valores. O ser humano, no que diz respeito à sua existência no cotidiano, comumente não possui uma consciência reflexiva acerca de sua liberdade existencial e ética, e nesse sentido desenvolvemos a ideia que a educação seria uma maneira de contribuir para essa consciência, em que o professor, inspirado na filosofia e na ética sartreana poderia conduzir seu aluno à uma conversão radical e estimulá-lo a refletir sobre sua existência, sobre as suas escolhas e ações morais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.