UM ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE LEVAM OS MOTOCICLISTAS A ACIDENTES DE TRÂNSITO NA CIDADE DE UMUARAMA
Resumo
Este artigo propõe esclarecer os possíveis riscos e danos dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas na cidade de Umuarama – PR. A referida pesquisa analisou dados coletados mediante entrevistas e observações com dois grupos de motociclistas, os que as utilizam como meio de locomoção denominado grupo A e outro a trabalho nomeado grupo B, totalizando vinte e um participantes e para análise de dados utilizou-se da metodologia de Bardin (Análise de Conteúdo). A partir da análise das entrevistas, os resultados foram divididos em três categorias, sendo estas: características do trânsito com relação à via, veículo e motorista, a qual levou aos seguintes pontos relacionados: o trânsito caótico, desrespeito com as leis de sinalização, com outros motoristas, entre os próprios motociclistas, a questão da pouca idade e a falta de experiência. Com relação, as dificuldades, desafios enfrentados no trânsito destacam-se, a vulnerabilidade da moto, a pressa, velocidade excessiva e a má utilização dos equipamentos de segurança. A respeito das consequências de um acidente a pesquisa revelou os danos físicos, materiais, sociais e psicológicos sofridos pelos condutores de motocicleta como as fraturas expostas, escoriações e até a morte. Os resultados apontaram que comportamentos inapropriados no trânsito são responsáveis pelo alto índice de acidentes motociclísticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.