A história regional – desafios para o ensino e a aprendizagem

Autores

  • Pedro Alves
  • Erneldo Schallenberger
  • Alfredo Aparecido Batista

Resumo

Este artigo aborda a importância do estudo de história regional no currículo escolar e o papel do professor
como mediador do conhecimento. Dá ênfase a temas locais por estes aproximarem os alunos de fatos concretos, sem perder
a contextualização historiográfica oficial. Para tanto, promove uma discussão entre a macro e a micro-história. No debate
acerca da defesa da história regional no currículo escolar, indica a necessidade de se construir relações entre o macrosocial
e o micro-analítico na construção do conhecimento histórico e na análise historiográfica. Tal procedimento, articulado
didaticamente pelo professor, tende a promover nos alunos a busca de um saber articulado e relacionado, situando-os no seu
contexto existencial próximo, sem que isto represente uma desconexão com as dinâmicas sociais globais e com os processos
de universalização da cultura.

Downloads

Publicado

12-08-2008

Como Citar

ALVES, Pedro; SCHALLENBERGER, Erneldo; BATISTA, Alfredo Aparecido. A história regional – desafios para o ensino e a aprendizagem. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 13, n. 1, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/452. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos